STF inicia julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro por tentativa de coação ao Judiciário
Política Vitrine

STF inicia julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro por tentativa de coação ao Judiciário

04/11/2025 | 07:28 Por Redação MZ

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o período entre 14 e 25 de novembro o início do julgamento da denúncia contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele é acusado de coação por supostamente tentar constranger o Poder Judiciário e articular sanções internacionais contra ministros da Corte.

 

A análise será realizada pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

 

Nesta fase, os magistrados irão decidir se aceitam a denúncia e abrem uma ação penal contra o parlamentar, o que o tornaria réu no processo. Caso isso ocorra, será iniciada a instrução processual, etapa em que acusação e defesa poderão apresentar provas e ouvir testemunhas.

 

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Eduardo Bolsonaro teria promovido uma campanha pública para pressionar o Supremo e convencer o governo dos Estados Unidos a aplicar sanções contra ministros da Corte. O objetivo, segundo a denúncia, seria intimidar o tribunal e interferir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.