O Juízo de Garantias da Vara Criminal de Loanda, no Noroeste do estado, atendeu requerimento do Ministério Público do Paraná e determinou o afastamento do exercício das funções de um professor da rede pública de ensino do município de São Pedro do Paraná, que integra a comarca.
O homem é investigado pelos crimes de assédio sexual, importunação sexual e satisfação de lascívia, além de injúria racial e outros crimes contra a honra. A decisão também impede o professor de manter contato com as supostas vítimas.
O pedido de imposição de medidas cautelares foi formulado pela 1ª Promotoria de Justiça de Loanda, que instaurou procedimento investigatório após receber relatos de possível violação de direitos e de condutas irregulares e/ou criminosas supostamente praticadas pelo professor contra estudantes adolescentes do colégio em que trabalha.
As condutas do docente foram apuradas em sindicância realizada pelo Núcleo Regional de Educação, que considerou as denúncias improcedentes por falta de materialidade, mas repassou orientações ao professor quanto às suas condutas.
Ao receber o resultado da sindicância, o MPPR instaurou procedimento, determinou diligências e apurou a existência de denúncias de mães e responsáveis por alunos na rede de proteção da cidade, apontando que o professor teria praticado agressões verbais e psicológicas, suposto assédio e ainda compartilhado conteúdo impróprio com alunos. O MPPR requisitou a instauração de inquérito policial e solicitou as medidas cautelares.





