A chegada de um ciclone extratropical acompanhada de uma frente fria coloca o Paraná em alerta vermelho a partir desta segunda-feira (8), devido ao risco de ventos intensos que podem ultrapassar 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O sistema deve se formar entre esta segunda (8) e terça-feira (9), atuando entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Sul do Brasil. Conforme a Climatempo, os efeitos do ciclone devem se estender até quinta-feira (11), atingindo grande parte do centro-sul do país.
A formação do ciclone deve gerar amplas áreas de instabilidade, com potencial para nuvens densas, chuva intensa em curtos períodos, descargas elétricas e rajadas fortes. Todos os estados do Sul estão sob risco de temporais. Em Ponta Grossa, o tempo se mantém instável, com temperatura de 28 °C, umidade variando entre 53% e 98%, precipitação acumulada de 15,6 mm, probabilidade de chuva de 98%, ventos de 8 km/h e rajadas que podem chegar a 37 km/h.
O Inmet emitiu alertas amarelo, laranja e vermelho para o Paraná, indicando tempestades, ventos costeiros e rajadas que podem superar 100 km/h. Há possibilidade de chuva acima de 100 mm por dia, queda de granizo e riscos elevados de danos estruturais, cortes de energia, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte.
As regiões em alerta vermelho incluem: Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental.
As autoridades orientam que, em caso de enxurradas, documentos e objetos de valor sejam protegidos em sacos plásticos. Em situação de grande perigo, a recomendação é buscar abrigo imediatamente e evitar permanecer ao ar livre.





