O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou um vídeo racista em sua plataforma de mídia social que retratava o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama, Michelle Obama, como macacos em uma selva, provocando condenações.
O casal Obama aparece brevemente e repentinamente no final do vídeo curto, que promove alegações falsas de que as urnas eletrônicas ajudaram a fraudar a eleição de 2020, com seus rostos sobrepostos aos corpos de macacos.
Enquanto as imagens aparecem, por cerca de um segundo, o início da música “The Lion Sleeps Tonight” toca ao fundo.
O caso é o exemplo mais recente das críticas que Trump vem recebendo por compartilhar conteúdo racista em suas redes sociais.
No ano passado, o presidente publicou um vídeo aparentemente criado por inteligência artificial mostrando Barack Obama sendo preso no Salão Oval.
Mais tarde, no mesmo ano, Trump e membros de sua administração também compartilharam imagens e vídeos alterados digitalmente do líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, usando um bigode falso e um sombrero, imagens que Jeffries descreveu publicamente como racistas.





