Termina nesta quinta-feira (12) o prazo para pagamento da segunda parcela do IPVA 2026 para veículos com finais de placa 7 e 8 no Paraná. A Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual orientam os contribuintes a acompanharem o calendário conforme o número final da placa para evitar multas e outras penalidades.
O cronograma da segunda parcela começou na segunda-feira (9) e segue até sexta-feira (13), com datas escalonadas de acordo com o final da placa.
Em caso de atraso, é aplicada multa de 0,33% ao dia, além de juros de mora com base na taxa Selic. Após 30 dias, a multa é fixada em 20% sobre o valor do imposto.
As guias não são mais enviadas pelos Correios. Para emitir o documento, o proprietário deve acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos, ambos do Governo do Paraná. Também é possível gerar a guia pelo aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS.
O pagamento pode ser feito via Pix, por meio do QR Code disponível na guia, utilizando mais de 800 instituições financeiras e seus canais digitais, sem restrição aos bancos conveniados ao Estado.
Isenções e alíquotas
Motocicletas de até 170 cilindradas permanecem isentas do imposto, mantendo a regra aplicada em 2025. Ônibus, caminhões, veículos de aluguel e automóveis movidos a gás natural veicular (GNV) têm alíquota de 1%.
Atualmente, cerca de 36 mil veículos leves utilizam GNV no Paraná. A conversão deve ser realizada exclusivamente em oficinas credenciadas pelo Inmetro. A relação de estabelecimentos autorizados está disponível no site da Compagas.
A Secretaria da Fazenda também alerta para golpes envolvendo a cobrança do IPVA. A recomendação é emitir as guias apenas em sites oficiais com final “.pr.gov.br” ou pelo aplicativo da Receita Estadual.
Leia também: Novas regras do vale alimentação entram em vigor com limite de taxas e repasse em 15 dias – MZ Notícia





