O primeiro caça F-39 Gripen fabricado no país tem apresentação prevista para 25 de março, na fábrica da Embraer, no município de Gavião Peixoto, localizado a cerca de 300 km da capital paulista, próximo a Araraquara.
Ao ser incorporado pela FAB (Força Aérea Brasileira) será o décimo primeiro caça Gripen do Brasil. Ao todo serão 36 aeronaves, com o prazo de entrega estendido até 2032. Atualmente, a Força Aérea Brasileira (FAB) conta com dez caças Gripen em treinamento na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.
Todos os modelos disponíveis até o momento foram fabricados na Suécia e transportados de navio para o Brasil. Mais de 350 técnicos profissionais brasileiros participaram do projeto e treinamentos. A linha de montagem foi estabelecida na planta da Embraer.
A cerimônia deve contar com a presença de autoridades e, possivelmente, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante duas semanas, o mesmo modelo de caça passou por testes intensivos para validação do lançamento de bombas. A Operação Thor teve como objetivo aprimorar as funcionalidades do caça, que reúne tecnologias modernas e deve ampliar a capacidade estratégica da FAB.





