SP tem novos casos de sarampo; alerta de vacinação no Paraná
Brasil Paraná

SP tem novos casos de sarampo; alerta de vacinação no Paraná

01/07/2026 | 10:31 Por Redacao

Com o aumento de registros em São Paulo, especialistas reforçam a necessidade de manter a vacinação em dia em Ponta Grossa e região.

O governo de São Paulo confirmou na terça-feira (30) mais dois casos de sarampo, elevando o total para sete registros em 2026 no estado. As novas ocorrências, que envolvem uma mulher de 20 anos e uma criança de seis meses, chamam a atenção das autoridades de saúde por ocorrerem em pacientes sem histórico de vacinação.

Embora os casos estejam concentrados na capital paulista e região de Guarulhos, a notícia serve de alerta para os moradores de Ponta Grossa e do Paraná. Devido à circulação de pessoas entre os estados, a vigilância epidemiológica reforça a importância de verificar a situação vacinal, especialmente para quem pretende viajar para a região sudeste.

A cobertura vacinal tem sido uma preocupação constante. Em São Paulo, a taxa da primeira dose está em 85,32%, enquanto a segunda dose atinge 72,06%. Para evitar a reintrodução da doença no Paraná, as autoridades recomendam que pais e responsáveis garantam a aplicação da vacina tríplice viral conforme o calendário nacional.

Em Ponta Grossa, a população deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atualizar a caderneta. Crianças de 5 a 29 anos precisam de duas doses; pessoas entre 30 e 59 anos, de uma dose; e trabalhadores da saúde devem comprovar duas doses, independentemente da idade. A prevenção continua sendo a principal arma contra o sarampo.