Menino percorreu cerca de 50 metros por uma via movimentada em Braço do Norte; Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso
A mãe de um bebê de 1 ano e 6 meses que saiu sozinho de uma creche em Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina, contou que ficou apavorada ao descobrir que o filho havia deixado a unidade e caminhado pela rua até chegar ao local onde ela trabalha.
O caso aconteceu na sexta-feira (25). A criança percorreu aproximadamente 50 metros entre a creche e o trabalho da mãe. Apesar da situação, o menino não se feriu.
Bebê caminhou sozinho pela rua
Segundo a mãe, Naiara Vieira, o bebê foi deixado na creche por volta das 7h20. Pouco depois das 8h45, ele teria deixado a unidade.
A criança caminhou sozinha pela rua e chegou até o trabalho da mãe. No local, bateu na porta de vidro para pedir entrada e foi atendida por uma funcionária.
A recepcionista encontrou o menino sozinho e o levou para dentro da empresa, onde ele foi entregue à mãe.
A região possui circulação de carros, caminhões e tratores, segundo a mãe.
“Poderia ter acontecido uma tragédia”, afirmou Naiara.
Câmeras registraram o percurso
Câmeras de monitoramento registraram o momento em que o menino aparece caminhando sozinho pela rua.
Nas imagens, ele chega a cair ao subir na calçada, mas se levanta e continua andando. Também é possível observar veículos passando por uma rua próxima.
Ao chegar ao trabalho da mãe, o bebê bate na porta de vidro. A funcionária verifica que ele está sozinho, pega a criança no colo e a leva para dentro do estabelecimento.
A mãe contou que, no momento em que viu o filho sendo levado pela recepcionista, perguntou o que havia acontecido.
Segundo ela, a funcionária respondeu que o menino estava sozinho.
Creche estava em reforma
A mãe relatou que a creche passava por obras e que o portão permanecia aberto.
Ela afirmou ainda que, no momento em que o bebê deixou a unidade, as crianças estavam no parque, que fica próximo à portaria.
Após o ocorrido, a mãe decidiu transferir o filho para outra creche próxima. Segundo ela, a criança foi bem recebida na nova unidade.
Polícia Civil investiga o caso
A mãe registrou um boletim de ocorrência, e a Polícia Civil informou que abriu um inquérito para investigar o caso.
A Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Braço do Norte também determinou a abertura de uma sindicância administrativa para apurar as circunstâncias do ocorrido e verificar os procedimentos adotados pela unidade de Educação Infantil.
Secretaria diz que adotará medidas cabíveis
A secretária de Educação de Braço do Norte, Joana Silva Lessa, informou que o processo administrativo já foi instaurado.
Segundo a secretaria, por se tratar de um procedimento em andamento e envolver uma criança, informações pessoais e a identidade dos envolvidos serão preservadas.
A Secretaria Municipal de Educação e Desporto informou ainda que está ciente do caso e que todas as medidas administrativas e legais pertinentes serão tomadas.





