Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga uma rede criminosa suspeita de exploração sexual de adolescentes, produção de vídeos de violência sexual, ameaças e chantagens. A ação foi realizada nesta quarta-feira (28), com cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em Niterói, São Gonçalo e Maricá.
Batizada de Operação NXIVM, a investigação apura a atuação de suspeitos que, segundo a polícia, produziam registros de violência sexual e utilizavam as imagens para ameaçar as vítimas com a divulgação do material, mantendo-as sob pressão e submetendo-as a novos abusos.
As apurações começaram em julho, após a prisão de um assessor parlamentar suspeito de estuprar uma adolescente de 16 anos em Niterói. Na ocasião, agentes apreenderam celulares e computadores, cujas análises ajudaram a identificar outros possíveis envolvidos.
Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira, a operação cumpriu mandados de prisão e medidas de busca e apreensão em diferentes municípios da Região Metropolitana do Rio. Entre os investigados estão um policial militar e um assessor parlamentar.
A Polícia Civil busca aprofundar a análise das provas, esclarecer a participação individual dos suspeitos e identificar possíveis outras vítimas. As investigações seguem em andamento.
As identidades das adolescentes são preservadas para proteger as vítimas.





