Com contação de histórias, criação de abayomis e bingo cultural, o evento aberto ao público valoriza identidade e expressão cultural
Como parte das ações de contrapartida do projeto Hécate Literatura, o Bando da Leitura recebe, nesta quinta-feira (20), a partir das 14h, um evento aberto à comunidade com foco na valorização da literatura negra.
A programação conta com contação de histórias, roda de leitura, confecção de abayomis e um animado bingo de vocabulário africano, em uma tarde dedicada à cultura, representatividade e imaginação. A atividade é gratuita, aberta ao público.
As atividades serão conduzidas pela contadora de histórias Lucélia Clarindo, que tem percorrido diferentes instituições públicas de Ponta Grossa, levando narrativas de autores negros, memória afetiva e práticas manuais para estudantes e grupos sociais.
As contrapartidas já passaram por escolas como o Jesus Divino Operário, CEBEJA, pela instituição Aflorescer, além de ações junto ao CREAS, fortalecendo o acesso à leitura e ao diálogo sobre identidade e diversidade.
O encontro terá ainda a participação da educadora Cati Cunha, piauiense que vive em Ponta Grossa e conduz um relato sensível sobre Carolina de Jesus e Machado de Assis, conectando literatura, identidade e sua própria história enquanto mulher negra e mãe.
Sua fala aprofunda o debate sobre representatividade e formação leitora. Lucélia ressalta que a proposta vai muito além do ato de contar histórias.
“Tem sido emocionante ver o interesse das crianças e jovens. Em uma das turmas, trabalhamos obras de Machado de Assis e Carolina Maria de Jesus, fizemos abayomis e entregamos marca- páginas como lembrança. Essa aproximação com a literatura negra abre caminhos, gera identificação e amplia o olhar sobre a diversidade humana”, afirma.
Para a escritora e coordenadora do projeto, Jessica Allana Grossi, tornar essa ação aberta ao público é essencial para ampliar o impacto social,
“As contrapartidas fazem parte da essência do Hécate Literatura. São momentos de encontro, afeto e formação. Abrir o evento do Bando da Leitura à comunidade fortalece ainda mais o acesso à cultura e celebra a importância dos autores negros na construção literária do país”, destaca.
O evento integra uma programação maior de ações educativas realizadas ao longo de novembro em diferentes espaços da cidade, todas voltadas à promoção da literatura negra e ao incentivo à leitura por meio da arte, da oralidade e da representatividade.
Sobre o projeto
O Hécate Literatura é um projeto dedicado a divulgar autores e autoras paranaenses por meio de críticas literárias, resenhas, entrevistas e conteúdos acessíveis ao público. As contrapartidas sociais integram as ações previstas pelo projeto e buscam ampliar o acesso à leitura em diferentes contextos educativos e comunitários.
Realização
O projeto Hécate Literatura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Paraná, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Serviço
- Evento: Um Passeio Mágico pela Literatura Negra
- Data: 20 de novembro (quinta-feira)
- Horário: 14h
- Local: Bando da Leitura
- Endereço: Rua Roberto Auer, 141 – Oficinas, Ponta Grossa – PR
- Entrada: Gratuita





