Treinador assume o comando da equipe para a sequência da temporada de 2026 após a saída de Luizinho Lopes
Novo comandante
O Operário Ferroviário anunciou, nesta quinta-feira (8), Alberto Valentim como seu novo técnico para a sequência da temporada de 2026.
O treinador chega para substituir Luizinho Lopes, que foi demitido após a derrota do Fantasma para o Botafogo-SP, na noite dessa quarta-feira (7).
Valentim assume o comando do Fantasma
Alberto Valentim passa a comandar o Operário após a mudança na comissão técnica. O clube busca dar sequência ao trabalho na temporada com a chegada do novo treinador.
A contratação foi anunciada pelo Operário nesta quinta-feira (8).
Mudança após derrota
A saída de Luizinho Lopes ocorreu depois do resultado negativo diante do Botafogo-SP. Com a demissão, o clube agiu rapidamente para definir o substituto e anunciou Alberto Valentim para assumir a equipe.
Valentim é mineiro de Oliveira (MG) e foi revelado pelo Guarani. Como lateral-direito, teve uma carreira que passou por clubes importantes:
- Guarani
- Inter de Limeira
- Athletico-PR
- São Paulo
- Cruzeiro
- Flamengo
- Udinese, da Itália
- Siena, da Itália
No Athletico-PR, teve duas passagens e conquistou os Campeonatos Paranaenses de 1998 e 2009. Também integrou a seleção do Brasileirão em 1996. Encerrou a carreira de jogador em 2009.
Início como treinador
Depois de parar de jogar, começou a trabalhar como auxiliar técnico no Athletico-PR, em 2012. Posteriormente, passou pelo Palmeiras, onde trabalhou como auxiliar de diversos treinadores, incluindo Cuca, Marcelo Oliveira, Oswaldo de Oliveira, Gilson Kleina, Dorival Júnior e Ricardo Gareca.
A partir de 2014, começou a assumir interinamente o Palmeiras e, depois, iniciou efetivamente sua carreira como treinador principal.
Principais clubes comandados
Como técnico, Valentim passou por:
- Palmeiras
- Red Bull Brasil
- Botafogo
- Pyramids (Egito)
- Vasco
- Avaí
- Cuiabá
- Athletico-PR
- CSA
- Atlético-GO
- Ituano
- Ponte Preta
- América-MG
O levantamento de carreira registra também trabalhos como auxiliar no Athletico e Palmeiras.





