Brasil Saúde

Anvisa prioriza análise de registro de repelentes de insetos

29/02/2024 | 20:40 Por Eduarda Malucelli Modificado em 29, fevereiro, 2024 6:47

Diante do aumento significativo de casos de dengue no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que dará prioridade à análise de pedidos de registro de produtos cosméticos do grupo de repelentes de insetos. A medida visa agilizar o processo de entrada desses produtos no mercado, diante da necessidade urgente de prevenção da doença. Os interessados podem acompanhar a fila de petições de registro e de mudança de registro no site da agência.

A eficácia dos repelentes na prevenção da dengue é destacada no manual do Ministério da Saúde para diagnóstico e manejo clínico da doença. Segundo a Anvisa, esses produtos são essenciais para pacientes sintomáticos suspeitos de dengue, pois podem evitar a transmissão do vírus para os mosquitos, contribuindo para conter a disseminação da doença.

A agência ressalta que o cenário epidemiológico ainda não atingiu seu pico de transmissão e de casos, o que indica que a situação pode se agravar. Portanto, a priorização na análise de registros de repelentes será mantida enquanto perdurar o preocupante panorama epidemiológico da dengue no país.

Segundo dados do painel de monitoramento de arboviroses, o Brasil já registra 991.017 casos prováveis de dengue, com 207 mortes confirmadas pela doença. Além disso, há 674 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue atualmente é de 488 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, evidenciando a gravidade da situação.

 

Com informações: Agência Brasil

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!