A APAE de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi vítima de um golpe que resultou na perda de R$ 58 mil, valor que seria destinado ao pagamento dos salários dos funcionários da instituição.
De acordo com Karina Moura, vice-presidente da APAE, o golpe ocorreu após uma funcionária do setor financeiro receber uma ligação de alguém se passando por representante da Caixa Econômica. “Naquele momento, ela tentou acessar a conta, mas não conseguiu. Foi então que o golpista forneceu um link, e ela acabou acessando um site que era idêntico ao da Caixa Econômica. Ela seguiu as instruções, e só percebeu o golpe no dia seguinte, quando tentou atualizar o sistema”, explicou Moura.
A APAE, que atende mais de 370 alunos, depende de convênios e doações para manter suas atividades. “Temos um grupo de pais e voluntários que sempre nos apoia, seja nos eventos, fazendo pastéis, ou ajudando em outros momentos de necessidade”, acrescentou a vice-presidente.
Logo após perceberem o golpe, a instituição registrou um Boletim de Ocorrência, e a Polícia Civil está investigando o caso. A direção da APAE também entrou em contato com a Caixa Econômica para contestar a transferência, mas recebeu poucas esperanças de recuperação do valor. O banco, em nota, informou que “atua em conjunto com os órgãos de segurança pública nas investigações e combate a fraudes e golpes”, e que monitora constantemente suas operações para detectar atividades suspeitas.
Com informações: G1 Paraná |Foto: RPC