Um apagão foi registrado na manhã desta terça-feira (15). Relatos de falta de energia tomaram as redes sociais e apontam que o problema foi registrado em grande parte do país.
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o blecaute ocorreu por volta das 8h31 (horário de Brasília). Houve queda de carga de ao menos 16 mil MW de forma brusca.
“Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados”, disse o ONS em nota.
O órgão responsável pelo monitoramento da distribuição de energia no país apontou que a interrupção do fluxo de energia “ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, complementou.
A Equatorial Energia, uma das empresas com distribuidoras afetadas pela ocorrência, afirmou que, segundo informações preliminares, houve atuação do “Esquema Regional de Alívio de Carga”, um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.
“Em todos os estados que a concessão do grupo a normalização já foi iniciada”, disse a Equatorial.
Veja a lista de estados com relatos de apagão:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Rondônia
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
O apagão afetou moradores e prejudicou o funcionamento de serviços públicos.
Os metrôs de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo foram impactados. Na capital baiana, os passageiros tiveram de deixar os vagões e caminhar pelos trilhos (veja na foto abaixo). Semáforos desligados causaram transtornos em Belém, Fortaleza (veja no vídeo acima) e outras cidades.
Em Macapá, algumas escolas dispensaram os alunos. Em Manaus, um comerciante usou velas para reforçar a iluminação.