Após perda na produção, festa do pêssego é cancelada em Irati
Eventos Paraná

Após perda na produção, festa do pêssego é cancelada em Irati

12/11/2024 | 18:15 Por Redação MZ

A tradicional Festa do Pêssego de Irati, marcada para dezembro, foi cancelada devido à drástica redução na produção de pêssegos deste ano. A queda de 70% na colheita, causada pelas intensas geadas de inverno, comprometeu o volume esperado, impossibilitando a realização do evento, conforme informou a Prefeitura de Irati.

As geadas prejudicaram o desenvolvimento das gemas das árvores frutíferas, comprometendo diretamente a formação dos pêssegos. O secretário de Agricultura, Alessandro Trybek, explicou que a intensidade das geadas causou um impacto significativo nas condições das gemas, fundamentais para o surgimento e crescimento dos frutos, e limitou severamente a produção.

Para apoiar os produtores locais, a Prefeitura organizou um espaço de comercialização dos pêssegos que restaram, a partir do dia 18 de novembro, na Feira do Produtor de Irati. O prefeito Jorge Derbli destacou o esforço em manter o apoio aos produtores, apesar dos desafios climáticos deste ano. “Infelizmente, este ano, as condições climáticas não permitiram que uma tradição fosse mantida. Mas estamos empenhados em apoiar os produtores e buscar alternativas para que o que foi colhido seja comercializado”.

Além disso, a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Irati está promovendo o enxerto de 1.600 mudas de pessegueiro, com o objetivo de fortalecer a resiliência da produção. Essa ação faz parte de um projeto iniciado em 2018 com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que visa desenvolver variedades mais resistentes ao clima do Sul do Brasil e a pragas.

Com informações: Rede Sul de Notícias | Foto: Reprodução/Rádio Najuá

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!