Política Vitrine

Após quebrar seu país, argentino tenta tomar dinheiro do Brasil

13/06/2023 | 11:37 Por Redação MZ Modificado em 13, junho, 2023 11:37

Com chegada prevista para o dia 26 deste mês, o presidente argentino Alberto Fernández vai visitar o Brasil pela quarta vez desde que o presidente Lula (PT) foi eleito.

Com economia destruída e inflação de 100%, Fernández pretende o aval do Brasil para obter um empréstimo bilionário, que dificilmente pagará, junto ao banco do Brics. Oficialmente, ele vem discutir entrada da Argentina no “banco do Brics”.

Lula negocia um financiamento para empresários brasileiros que exportam para a Argentina, apara ajudar o país. Devido às baixas reservas em dólares do país vizinho, os exportadores têm dificuldades para receber pagamentos. Com o financiamento, o governo brasileiro pagaria aos exportadores e a Argentina pagaria ao Brasil posteriormente. O petista afirmou que o NBD poderia fornecer garantias ao Brasil para esse financiamento, mas isso dependeria de mudanças nas regras do banco.

Essa jogada do presidente Lula já foi muito criticada por outros políticos. O tema já foi tratado pelos presidentes no Palácio da Alvorada em uma visita do argentino no mês passado, quando Lula prometeu ajudar os hermanos.

O NBD é presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff e é sediado em Xangai na China.

O que é Brics?

Criado em 2001 pelo economista Jim O’Neill do grupo financeiro Goldman Sachs para descrever economias de rápido crescimento que dominariam coletivamente a economia global até 2050, o BRICS é um termo utilizado para designar o grupo de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Os principais objetivos do grupo são aprofundar, ampliar e intensificar a cooperação dentro do grupo e entre os países individuais para um desenvolvimento mais sustentável, equitativo e mutuamente benéfico.

Com informações do DP.

13 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!