Após o ataque sofrido pela escritora Roseana Murray por três cães da raça pitbull, o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB-RJ, Reynaldo Veloso, ressaltou que o foco da discussão deve ser a responsabilização dos tutores. Veloso enfatizou que a questão principal não é culpar os animais, mas sim educar os humanos.
“Os humanos é que têm que seguir a legislação vigente. O Brasil precisa abandonar a mentalidade de faz de conta e as pessoas devem respeitar a legislação”, destacou Veloso, salientando a necessidade de cuidados adequados para animais de grande porte, como fila, rottweiler e pitbull.
Segundo Veloso, muitos ataques de pitbull ocorrem devido à negligência dos tutores. Ele ressaltou a importância de investimentos em recursos humanos e fiscalização para evitar incidentes semelhantes no futuro.
O presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB-RJ lembrou que as leis estaduais preveem o uso de focinheira, coleira e guia para animais de grande porte, além de multas e penalidades em caso de descumprimento.
A escritora Roseana Murray, 73 anos, foi atacada por três pitbulls quando saía de casa para uma caminhada em Saquarema, na última sexta-feira. Os donos dos animais tiveram a prisão preventiva decretada, mas foram liberados pela Justiça do Rio. Roseana está internada em estado estável no Hospital Estadual Alberto Torres.
Com informações: Agência Brasil