Bebê de apenas seis meses morre vítima de coqueluche no Paraná
Paraná Saúde

Bebê de apenas seis meses morre vítima de coqueluche no Paraná

25/07/2024 | 18:15 Por Eduarda Malucelli Modificado em 25, julho, 2024 5:46

Um bebê de seis meses faleceu devido a coqueluche no Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o caso nesta quinta-feira (25), sendo o primeiro óbito pela doença registrado desde 2019.

Conforme comunicado da Sesa, a vítima era de Londrina, no Norte do Estado. Além disso, a pasta está investigando uma segunda morte por coqueluche: um bebê de três meses de Irati, na região dos Campos Gerais.

A coqueluche, conforme descrito pelo Ministério da Saúde, é uma infecção respiratória transmissível causada pela bactéria Bordetella Pertussis, caracterizada por crises de tosse seca e que pode afetar também a traqueia e os brônquios.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) indicam que entre 2013 e 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná. A vacinação durante a gravidez é uma forma eficaz de proteção contra a coqueluche, transferindo anticorpos ao bebê. A imunização infantil é feita por meio das vacinas pentavalente e DTP, com doses administradas em momentos específicos. Recentemente, o Governo do Estado, via Sesa, lançou uma força-tarefa em parceria com os municípios para aumentar a cobertura vacinal de imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, especialmente entre crianças e adolescentes.

 

Com informações: Banda B

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!