O blogueiro André Almenara, de Maringá, teve seu celular apreendido pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) na quinta-feira (8). Ele é suspeito de ter repassado informações confidenciais de operações policiais para uma organização criminosa envolvida em homicídios e tráfico de drogas na região de Maringá, no norte do Paraná. A advogada de defesa, Josiane Monteiro, declarou que só se manifestará após ter acesso ao inquérito.
“Nós viemos até a delegacia para pegar mais informações para podermos nos pronunciar. O André também tem interesse em trazer a versão dele dos fatos.” Segundo Leandro Roque Munin, delegado da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Maringá, a investigação sobre a organização criminosa começou em 2020. Em uma operação realizada em 2023, um suspeito foi morto em confronto, e no celular apreendido dele foram encontradas conversas com André Almenara.
A análise desse aparelho mostrou que o blogueiro, usando seu acesso privilegiado a informações, passava dados confidenciais sobre apreensões de drogas, homicídios, autores e vítimas dos crimes, além de detalhes das investigações policiais. Ele também é acusado de avisar a organização criminosa sobre a localização de equipes policiais e detalhes de operações, comprometendo assim o sucesso dessas ações.
Segundo o delegado, André Almenara atuava como informante da organização, repassando informações tanto voluntariamente quanto sob demanda. “Na maioria das vezes, ele informava voluntariamente. Todo fato ocorrido de homicídio e apreensão de droga, ele encaminhava para esse membro da organização e, outras vezes, ele era questionado sobre fatos que aconteciam. Ele sempre informava.” O blogueiro será indiciado por integrar organização criminosa e deverá prestar depoimento na próxima segunda-feira (12).
A Polícia Civil divulgou prints de conversas entre André Almenara e membros da organização criminosa. Essas mensagens mostram que, enquanto acompanhava cenas de crimes, o blogueiro enviava fotos e informações em tempo real, permitindo que os criminosos fugissem e evitassem a prisão. Em uma dessas conversas, ele detalha uma apreensão de drogas e, a pedido do suspeito, envia uma foto do veículo apreendido. Em outra ocasião, o blogueiro teria incentivado a morte de uma pessoa, segundo a polícia.
Com informações: G1 Paraná
What?s Taking place i’m new to this, I stumbled upon this I have found It positively useful and it has aided me out loads. I’m hoping to contribute & help different customers like its helped me. Good job.
http://www.team-rinryu.com/?p=13876&replytocom=486954