Na próxima quinta-feira (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro deve prestar depoimento na investigação que apura a tentativa de golpe de Estado realizada por eleitores bolsonaristas no dia 8 de janeiro de 2023, o depoimento do ex-presidente deve acontecer de maneira presencial.
Bolsonaro é acusado de se articular um plano, juntos dos seus militares e ex-integrantes do poder Executivo, para tentar anular o resultado da eleição que deu vitória ao atual presidente Lula. Em Buscas realizadas pela PF, foi encontrada uma minuta golpista na sede do PL, em Brasília, onde o Bolsonaro estaria como mandante dessa tentativa de golpe militar.
Porém, além dessa minuta e outras provas encontradas pela PF contra o ex-presidente, Bolsonaro, há também um vídeo de uma reunião ministerial onde Bolsonaro e seus ex-ministros discutem ações golpistas.
O vídeo foi encontrado no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Os investigadores acreditam que o inquérito está em sua fase final e deve ser concluído nos próximos meses, caso não surjam novas provas ou testemunhas para ajudar nas investigações contra o atentado golpista ocorrido no Brasil.