Bombeira paranaense é destaque em programa de brigadistas escolares
Geral

Bombeira paranaense é destaque em programa de brigadistas escolares

13/03/2024 | 22:30 Por Redação

O programa Brigadas Escolares, liderado pela 1º tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Joyce Andressa de Oliveira Saboia, é uma iniciativa bem-sucedida do Governo do Paraná que visa garantir a segurança de alunos, professores e funcionários nas escolas por meio de treinamento e conhecimento sobre situações de emergência. Este programa, pioneiro no país e com 12 anos de existência em 2024, tem como objetivo disseminar a cultura de prevenção no ambiente escolar.

A formação de brigadistas escolares é o cerne do programa, onde os servidores da educação recebem treinamento teórico e prático em diversos aspectos, incluindo socorros de urgência, plano de abandono escolar, prevenção e segurança contra incêndios e pânico, e combate a princípios de incêndio. Em 2023, mais de 9 mil servidores foram capacitados como brigadistas escolares, e quase 10 mil simulados de abandono de emergência foram realizados.

A equipe do programa é composta também pelas professoras Juliana Correa Cajueiro Saldanha e Ivy Priscila Cassimiro Nair, da Secretaria de Estado da Educação. A integração da equipe é fundamental para garantir a eficiência das atividades, que visam orientar milhares de professores para garantir a segurança de toda a comunidade escolar.

Desde sua criação, mais de 81 mil funcionários e professores da rede estadual foram capacitados como brigadistas, e o programa continuará sendo expandido para os municípios após a regulamentação da lei, prevista para o segundo semestre deste ano. A coordenação do programa é realizada em parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e as Secretarias da Educação e da Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros.

O programa Brigadas Escolares foi reconhecido pela Defesa Civil Nacional em 2021 como exemplo de boa prática no eixo “Defesa Civil nas escolas”, podendo ser compartilhado com outros estados ou municípios interessados em melhorar a proteção a emergências no ambiente escolar.

Dividido em três eixos, o programa auxilia nas adequações necessárias para a regularização das escolas às normativas do Corpo de Bombeiros, oferece formação de brigadistas escolares e realiza exercícios simulados de abandono emergencial das escolas. A conclusão de todas as etapas garante à escola um Certificado de Conformidade, atestando sua capacidade básica de proteção à vida da comunidade escolar.

Além de cumprir legislações, o programa capacita a comunidade escolar, especialmente os estudantes, a desenvolver responsabilidade e consciência para tomar decisões informadas em situações de emergência, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e seguros.

 

Com informações: Agência Estadual de Notícias

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!