O Governo do Paraná deu início à campanha ‘SOS RS’ na última quinta-feira (2), com o propósito de angariar doações para as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa arrecadar alimentos não perecíveis, ração para animais, colchões, cobertores, água potável, produtos de limpeza e itens de higiene básica.
Em Ponta Grossa, a campanha segue até esta quarta-feira (8), com ponto de coleta no 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros (2º G.B.), localizado na rua Engenheiro Schamber – 43, Centro. Até o momento, foram arrecadados diversos materiais essenciais para as famílias afetadas.
Entre os produtos já coletados no município, destacam-se 23.000 litros de água, 7.000 kg de alimentos, 5.650 itens de higiene pessoal e 2.300 litros de produtos de limpeza. A ação é promovida pela Superintendência Geral de Ação Solidária, com apoio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
Além da coleta de doações, o Governo do Paraná enviou 34 bombeiros militares e dois policiais militares, juntamente com embarcações e um helicóptero, para auxiliar nas operações de resgate no Rio Grande do Sul. Até o momento, 786 pessoas já foram resgatadas pelos paranaenses, que permanecerão em apoio ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil gaúcha enquanto perdurar a situação de calamidade pública.
A tragédia no Rio Grande do Sul é marcada pela devastação causada pelas chuvas, deixando mais de 100 pessoas desaparecidas e milhares desabrigadas. O número de mortes já ultrapassa 83, conforme informações da Agência Brasil, levando o estado a decretar estado de calamidade pública diante do que é considerado a maior tragédia de sua história.
Com informações: Agência Estadual de Notícias e Agência Brasil