A Prefeitura de Ponta Grossa está atualizando o cadastro para programas de habitação, permitindo que os interessados sejam selecionados com base nas informações fornecidas. A inscrição pode ser feita presencialmente ou pela internet através da Superintendência de Habitação.
A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, ressalta que o número de atendimentos em 2023 ultrapassou três mil famílias e espera-se que em 2024 esse número possa chegar a seis mil, considerando a possibilidade de chamamento do Programa Minha Casa Minha Vida e outros programas habitacionais desenvolvidos pelo Município.
As informações fornecidas são armazenadas em um banco de dados para selecionar os possíveis beneficiários, com visitas domiciliares realizadas pelo setor social da Superintendência de Habitação para confirmar as informações e evitar fraudes cadastrais.
A atualização do cadastro deve ser feita anualmente, pois torna-se inativo a cada dois anos automaticamente, perdendo o direito de ser selecionado pelos programas habitacionais. Não há uma data limite para o cadastro, mas é importante mantê-lo sempre atualizado para permanecer na fila de espera.
O cadastro inclui dados pessoais e critérios como fonte de renda, composição familiar, moradia atual e necessidades específicas, como adaptações para pessoas com deficiência, mulheres em situação de proteção, gestantes, entre outros. A atualização ou cadastro novo podem ser feitos na sede da Superintendência de Habitação, no Prédio Guaíra, 3º andar, na Rua Balduíno Taques, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.