Os vereadores de Ponta Grossa aprovaram na quarta-feira (15), em duas sessões extraordinárias, o Projeto de Lei 04/2025, proposto pelo Poder Executivo, que visa uma reestruturação administrativa na Prefeitura Municipal.
A principal mudança é a criação da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, que será liderada por Edgar Hampf, com um salário superior de R$22 mil, considerado um “absurdo” pela população. A medida gerou controvérsia entre os moradores da cidade. Segundo a prefeita Elizabeth Schmidt, nova secretaria tem como objetivo fortalecer as relações institucionais e promover políticas de investimento e desenvolvimento de projetos para o crescimento da cidade.
A Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos será composta pelo Gabinete do Secretário, Departamento Administrativo, Departamento de Ações Estratégicas e Departamento de Coordenação de Projetos. Juntos, os vencimentos anuais devem passar da casa dos R$ 1 mi, demonstrando que o “cabide de empregos”, tem sido a prioridade nesse início de ano, já que foi um dos primeiros projetos votados pelo legislativo.
Além disso, o PL 04/2025 prevê a divisão da antiga Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos em duas novas pastas, que visa maior autonomia na gestão do patrimônio municipal e dos trabalhadores, agora sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Recursos Humanos.