O grave acidente envolvendo duas carretas, ocorrido na tarde da última quarta-feira (16), no trevo da PR-487 em Iretama, chamou a atenção pela violência do impacto e pela ação corajosa de populares que ajudaram a salvar uma vida. Um dos caminhões envolvidos pertence a uma empresa de Ponta Grossa e o caso repercutiu em todo o estado.
De acordo com testemunhas, os dois veículos trafegavam no sentido Campo Mourão a Pitanga. Ao se aproximar do trevo de acesso a Iretama, o motorista de um caminhão Scania G 380, com placas de Irati, reduziu a velocidade para passar por uma lombada. Nesse momento, foi atingido violentamente na traseira por outra carreta, uma Scania acoplada a um bitrem caçamba com placas, de propriedade de uma empresa ponta-grossense.
O segundo caminhão, conduzido por um motorista de Guamiranga, não conseguiu frear a tempo ao descer o trecho e colidiu com força, provocando um incêndio de grandes proporções. O impacto foi tão forte que o caminhão de Irati foi arremessado cerca de 50 metros à frente. O condutor desse veículo saiu ileso, mas teve parte da carga espalhada na pista e danos significativos na estrutura da carreta.
Resgate comovente
O momento mais dramático do acidente foi o incêndio que atingiu o cavalo mecânico do caminhão ponta-grossense, deixando o motorista preso às ferragens. A rápida ação de um operador de pá carregadeira, que passava pelo local, foi fundamental para salvar a vida da vítima. Com a ajuda de moradores próximos, ele usou a máquina para arrastar parte da cabine e permitir o resgate do motorista, que tinha grandes chances de morrer carbonizado.
Segundo relatos, os extintores não conseguiam conter as chamas que se alastravam rapidamente. Populares informaram que se fosse esperar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil, ele teria perdido a vida.
O homem resgatado com vida foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado ao hospital com ferimentos graves. A atitude do operador da pá carregadeira foi reconhecida publicamente pelo proprietário do caminhão incendiado, que enviou um áudio agradecendo o ato heroico.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual estiveram no local para controlar o incêndio, garantir a segurança e atender à ocorrência. A rodovia ficou totalmente interditada por conta do fogo e dos destroços espalhados.
As causas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades. O caso gerou comoção e repercussão pela gravidade e, principalmente, pela coragem de quem, mesmo sem equipamentos profissionais, arriscou a vida para salvar outra.