Durante a última semana de março, o estado do Paraná destaca a importância da ‘Campanha Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças’, instituída pela Lei 19.920/19, proposta pela deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos).
Essa iniciativa, integrante do calendário oficial de eventos do estado, visa conscientizar a população sobre medidas preventivas que podem evitar e dificultar casos de desaparecimento de crianças. Durante esse período, são realizadas ações educativas que ressaltam a importância de manter as crianças sob supervisão constante de um adulto responsável, além de alertar sobre a necessidade de comunicação imediata em casos de desaparecimento, sem esperar 24 horas.
A deputada Mara Lima destaca a importância de providenciar documentos como RG e, se possível, passaporte para as crianças, facilitando o trabalho da polícia e dificultando para os criminosos.
Estatísticas revelam que no Paraná, a cada dois dias, uma criança desaparece, segundo dados do Sicride, Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas da Polícia Civil. Além disso, há casos antigos que permanecem abertos há mais de 30 anos.
A deputada alerta para o papel da internet e das redes sociais, que muitas vezes são utilizadas por predadores para atrair crianças. Em caso de suspeita de desaparecimento ou atividade suspeita, a orientação é denunciar, sendo possível fazer denúncias de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.