Castro celebra 320 anos de história
Política Região Campos Gerais Vitrine

Castro celebra 320 anos de história

19/03/2024 | 17:29 Por Redação MZ

 

Considerada a ‘Cidade Mãe’ do Paraná, Castro completa 320 anos de história nesta terça-feira (19). Além da importância histórica para a região dos Campos Gerais, o município também recebe destaque pelo potencial turístico e pelas riquezas provenientes do campo. Em 2022, por exemplo, Castro atingiu um Valor Bruto de Produção (VBP) de aproximadamente R$ 4,15 bilhões, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento. O valor é o maior entre as cidades que compõem a região. O município também abriga a maior bacia leiteira do país.

 

Castro também é conhecida em todo o estado pelo patrimônio histórico, pela diversidade cultural e também pelos atrativos turísticos. Entre os principais pontos de visitação estão o Parque Lacustre, o Centro Cultural Castrolanda, o Complexo Histórico Cultural Judith Carneiro de Mello, a Igreja Senhora de Santana, o Museu do Tropeiro e o morro do Cristo, além de parte do Cânion Guartelá, considerado o sexto maior do mundo em extensão. A culinária local tem sabor de herança cultural. Os pratos típicos são o Virado Tropeiro e o Castropeiro, receitas à base de feijão, farinha de milho e carne suína, que lembram o tropeirismo.

 

O prefeito de Castro, Alvaro Telles, falou sobre o momento histórico que o aniversário representa e reforçou o compromisso com a população. “Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de fazer parte da linda história de Castro, que me acolheu há 55 anos. São muitas conquistas ao longo de todo esse período. Sem dúvidas, é um momento de muita alegria para todos os castrenses”, destacou. Para celebrar os 320 anos de história da cidade, foi realizada a 5ª Festa de Peão de Boiadeiro, que reuniu cerca de 65 mil pessoas no Parque de Exposições Dario Macedo ao longo do fim de semana.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!