No início de cada gestão, as estruturas da Defesa Civil de todos os municípios são renovadas. Os nomes dos novos integrantes da Comissão (Comdec) que representa o órgão em Castro foram apresentados nesta quinta-feira (23) em uma reunião com a equipe da Coordenadoria Estadual (Cedec), que esteve na cidade para orientar os servidores sobre a relevância do trabalho da equipe diante de possíveis tragédias. No encontro, Estado e Município ainda firmaram um compromisso de atuarem juntos no enfrentamento da dengue em Castro através da Defesa Civil.
Os novos integrantes serão nomeados em decreto municipal que será publicado em Diário Oficial nos próximos dias. O prefeito Reinaldo Cardoso será o presidente do Conselho, que terá outros seis representantes que trabalham na Prefeitura e pessoas da comunidade também. “A gente nunca sabe, a gente torce para que não haja nada, para que não precise ser usado. Mas se for necessário, a gente precisa ter agilidade”, afirma Doutor Reinaldo.
“Essa reunião serviu para delimitar as diretrizes e o funcionamento da Defesa Civil e para conhecermos como a Defesa Civil do Estado vai auxiliar as estruturas nos municípios”, explica Ricardo Cardoso Filho, secretário de Governo, que será presidente adjunto do órgão no Município.
O capitão Julian Waldrigues, chefe do 2º Núcleo de Atuação Regional, conta que ele e sua equipe estão percorrendo vários municípios neste início de ano para garantir agilidade na organização das estruturas da Defesa Civil. “Emergências não têm hora para acontecer e precisamos ter as equipes alinhadas para atuarem nas mais diversas situações”.
Em Castro, o chefe do Núcleo da Defesa Civil será Edmir Reinaldo Kirchof, secretário de Desenvolvimento Urbano. Para ele, além de fortalecer a parceria em ações de prevenção e mitigação de desastres, a reunião marcou o início do trabalho integrado voltado à prevenção de desastres. “Eles nos apresentaram ainda o portal onde devemos manter atualizadas nossas áreas de risco”, indica.
Dengue
O prefeito aproveitou a presença da equipe estadual para pedir apoio nas ações de combate à dengue em Castro. “Discutimos um programa de prevenção para esse problema que é alarmante e precisamos nos organizar para enfrentar nos próximos meses. Eles se colocaram à disposição para colaborar em ações educativas e estratégicas de enfrentamento à proliferação do mosquito”, destaca Reinaldo Cardoso.
O que é a Defesa Civil
A Defesa Civil atua para reduzir o risco de desastres e garantir a segurança da população em ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação. Entre as principais ações estão prevenir desastres naturais ou provocados pelo homem; reduzir os impactos dos desastres; preparar a população para emergências; recuperar áreas afetadas; capacitar equipes e comunidade; educar e conscientizar a população, e gerenciar informações sobre desastres.
O órgão atua nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), com a participação da comunidade. É possível acionar a Defesa Civil em situações como enchentes, alagamentos, desmoronamentos, escorregamentos de terra, vazamentos de produtos químicos e de combustíveis.
Como fica a Comissão de Defesa Civil (Comdec) de Castro:
Presidente: Reinaldo Cardoso
Adjunto: Ricardo Cardoso Filho
Coordenador de Operações: Sandro Kiel
Secretária: Letycia Mariana da Silva
Representante do grupo de atividades fundamentais: Rosmeri Aparecida Dalazoana
Chefe do Conselho de Entidades Não-Governamentais: Francisco Bosak
Chefe do Núcleo da Defesa Civil: Edmir Reinaldo Kirchof
Informações: Assessoria