Ciro Nogueira vê chances pequenas de Bolsonaro disputar a Presidência em 2026
Política Vitrine

Ciro Nogueira vê chances pequenas de Bolsonaro disputar a Presidência em 2026

29/03/2025 | 14:29 Por redacao mz

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) avaliou na sexta-feira (28), durante evento em São Paulo, que as chances de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disputar a eleição presidencial de 2026 são pequenas. Para Nogueira, a possibilidade é “muito difícil” neste momento.

Apesar de considerar improvável a candidatura de Bolsonaro, o senador, que foi ministro da Casa Civil durante o governo do ex-presidente, reafirmou seu apoio a ele. “Hoje é difícil. Muito difícil”, declarou Nogueira, que, vale ressaltar, foi declarado inelegível até 2030 por decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sua fala, o senador ainda mencionou que Bolsonaro deve levar mais tempo para “passar o chapéu”, referindo-se ao processo de angariar apoio para uma eventual candidatura. No entanto, Nogueira destacou que há “movimentos claros” do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em busca de viabilizar seu nome para a presidência.

O senador também abordou o contexto político atual, sugerindo que a decisão de Bolsonaro sobre apoiar alguém para a presidência em 2026 dependerá do desgaste da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos meses. Caso a popularidade de Lula se estabilize, Nogueira acredita que Bolsonaro pode optar por apoiar Tarcísio. Se a popularidade de Lula piorar, ele sugeriu que Bolsonaro poderia apoiar uma figura mais próxima dele.

Vale lembrar que, em 2023, o TSE tornou Bolsonaro inelegível por oito anos após considerá-lo culpado de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, com base em suas falas contra o sistema eleitoral em reunião com embaixadores. O ex-presidente também foi condenado por abuso de poder político e econômico durante eventos ligados ao Bicentenário da Independência em setembro de 2022, período da campanha eleitoral.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!