Com maior evolução do País em setembro, comércio do Paraná acumula alta de 7,2% no ano
Economia Paraná

Com maior evolução do País em setembro, comércio do Paraná acumula alta de 7,2% no ano

12/11/2024 | 20:40 Por Redação MZ

O comércio do Paraná teve um desempenho impressionante em setembro, registrando um aumento de 20,5% no volume de vendas em relação a agosto. Esse resultado coloca o estado na liderança nacional em crescimento mensal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (12). Com esse impulso, o Paraná acumula uma alta de 7,2% de janeiro a setembro de 2024, superando a média nacional de 4,5%.

Para se ter uma ideia da performance do estado, o comércio ampliado do Paraná – que inclui, além do varejo, setores como construção civil e automotivo – cresceu 14,5 pontos percentuais acima do Espírito Santo, o segundo colocado no ranking nacional, que teve alta de 6% no mesmo período. Já a média de crescimento no país entre agosto e setembro ficou em 1,8%.

Em comparação com setembro de 2023, o volume de vendas no Paraná aumentou 20,4%, destacando-se 16,5 pontos percentuais acima da média nacional, que foi de 3,9%. Dentro do setor, o comércio de veículos, motocicletas e peças foi o grande destaque do estado em 2024, com um crescimento acumulado de 26,1% até setembro, ficando atrás apenas de Goiás, que registrou 29,3%.

Outros segmentos que impulsionaram o crescimento paranaense incluem móveis e eletrodomésticos, com alta de 15,3% no ano, e materiais de construção, que cresceram 13,9%. Em contrapartida, setores como livros e papelaria, combustíveis e produtos alimentícios atacadistas registraram queda, mas o saldo geral coloca o Paraná com um dos melhores desempenhos comerciais no Brasil neste ano.

Com informações: Agência Estadual de Notícias| Foto: Gabriel Rosa/AEN

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!