A Guarda Civil Metropolitana (GCM) prendeu, na manhã desta quarta-feira (9), Flávio Eduardo dos Santos, de 49 anos, companheiro da vereadora paulistana Sílvia Ferraro (PSOL). Ele foi localizado no bairro do Brás, região central da capital, após ser identificado pelas câmeras do programa de vigilância Smart Sampa.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Flávio era considerado foragido da Justiça desde março deste ano, em razão de um mandado de prisão expedido pela 14ª Vara Criminal Central. A condenação, relacionada a um processo de 2014, prevê sete anos e três meses de reclusão por roubo qualificado.
Após a detecção pelo sistema de monitoramento, uma equipe da GCM foi acionada e efetuou a prisão. O homem foi encaminhado ao 8º Distrito Policial, onde a ordem judicial foi confirmada. Ele permanece detido à disposição da Justiça.
Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, a vereadora Sílvia Ferraro declarou que manteve com Flávio um relacionamento recente e só tomou conhecimento da existência do mandado de prisão na data da detenção. A parlamentar também repudiou qualquer tentativa de vincular sua atuação política ao caso, classificando como caluniosa qualquer insinuação nesse sentido. “Que as garantias ao devido processo legal sejam cumpridas neste e em qualquer caso ou julgamento”, diz o comunicado.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Flávio até o momento. O espaço segue aberto para manifestação.
A Prefeitura de São Paulo informou que o sistema Smart Sampa tem sido uma ferramenta importante no combate à criminalidade. Desde sua implantação, já colaborou na prisão de 1.424 pessoas procuradas pela Justiça — sendo 1.104 somente neste ano. Também contribuiu para 2.746 prisões em flagrante e ajudou a localizar 73 pessoas desaparecidas. Somente em julho, o programa auxiliou na detenção de 63 indivíduos.