Competição ‘Volta do Mundo – Bambas’ terá premiação inédita e combate internacional de Capoeira
Cultura Esporte Eventos Mundo Vitrine

Competição ‘Volta do Mundo – Bambas’ terá premiação inédita e combate internacional de Capoeira

26/06/2023 | 10:15 Por Eduardo Matheus

A capoeira vai invadir um dos cartões postais mais icônicos do mundo: o Pão de Açúcar. O ‘Volta do Mundo – Bambas’, a maior competição de capoeira do planeta, chega a mais uma edição e desta vez será realizada em grande estilo, no dia 22 de julho, às 18h, em um dos principais patrimônios do Rio de Janeiro.

 E para esta disputa, a organização mostra sua força atingindo patamares nunca antes vistos neste esporte: uma premiação inédita de 50 mil reais em jogo, batizando o evento de VMB 50K. Esta bonificação sem precedente é um sinal claro de que a capoeira está rompendo fronteiras e finalmente dando aos atletas o reconhecimento que eles merecem. O valor ultrapassa os pagamentos feitos a atletas de destaque do UFC, principal organização de MMA, que muitas vezes lutam por bolsa inferior a 10 mil reais. O VMB 50k oferece uma premiação inédita.

O evento será um espetáculo de habilidade, técnica e entretenimento. Pela primeira vez na história das competições de capoeira, os jogos seguirão um formato de combate que proporciona maior clareza e compreensão para o espectador, com o anúncio oficial do ganhador sendo apresentado em um telão imediatamente após o jogo entre eles, gerando expectativa e permitindo que o público faça parte do espetáculo. Haverá as disputas de cinturão masculino e feminino, jogos casados, desafio internacional e jogos entre atletas PCD.

A exemplo do UFC, as disputas por cinturão terão cinco apresentações: no caso do VMB, uma performance solo e quatro estilos de jogo tradicionais: Iúna, São Bento Grande de Angola, Angola e São Bento Grande da Regional. Já nas demais categorias, os atletas se enfrentarão em três apresentações: solo, Angola e São Bento Grande da Regional. Haverá sempre um descanso de 1 minuto entre cada apresentação, semelhante aos rounds de boxe e MMA. O espectador vai poder acompanhar, torcer e se familiarizar com os atletas. Essa proposta busca dialogar também com o público fora do mundo da capoeira.

Desde a criação da competição, em agosto de 2022, o VMB vem atraindo os holofotes não apenas da comunidade da capoeira, mas também das modalidades de lutas em geral. A conquista do Pão de Açúcar como palco para o VMB50k é a concretização de um sonho para o corpo diretivo da empresa. “Este feito possibilitará a expansão da capoeira para espaços igualmente emblemáticos e proporcionará aos capoeiristas de todo o mundo uma experiência singular e memorável”, observa Felipe Tropeço, diretor-técnico do VMB.

A atração principal da noite será a disputa de cinturão na categoria masculina e do cinturão interino na categoria feminina. No card masculino, Erick Maia, vencedor do GP disputado em agosto de 2022 e atual detentor do título, enfrenta o desafiante Arthur Fiu, vencedor do GP de novembro. Essa disputa é aguardada com enorme expectativa pela comunidade da capoeira.

No feminino, o duelo será entre as competidoras Kitana e Bailarina, que disputarão o título interino devido à séria lesão no joelho da atual campeã mundial, Navalha, que precisou ser retirada do card. Navalha enfrentaria a vencedora do confronto entre Kitana e Bailarina, que aconteceria ainda neste mês para definir a desafiante. “O objetivo sempre foi levar a capoeira para a prateleira mais alta no cenário das lutas de alta performance, reforçando no capoeirista em geral o prazer de praticar um esporte respeitado por todos e naqueles que se dedicam integralmente à modalidade o reconhecimento como atleta de alto rendimento por parte da comunidade esportiva. O MMA e o jiu-jitsu já viveram essa escalada; é a vez da capoeira. Estamos confiantes de que demos um enorme passo nessa direção”, comemora Saverio Scarpati, diretor-executivo da empresa.

Combates

 Categoria PCD: Cacique x Ivan Neco x Patoca

Categoria Master: Mestre Calango x Mestre Topeira

Desafio Internacional: Magrela (Espanha) x Moica (Chile)

Categoria Ranqueados: Bem-te-vi x Miller

Disputa de cinturão interino feminino: Kitana x Bailarina

Disputa de cinturão masculina: Erick Maia x Arthur Fiu

Paranaense participa de duelo inédito em combate internacional de Capoeira

O paranaense, Flavio Oliveira da Silva Dhein, de 37 anos, conhecido no universo da Capoeira como contramestre Magrela fará um combate inédito  na competição  ‘Volta do Mundo – Bambas’,  que é considerada uma das competições mais prestigiadas do planeta. O heptacampeão mundial da Capoeira Muzenza enfrentará o capoeirista Moica que representará o Chile.

Magrela foi homenageado pelo Rei Felipe VI e pela rainha Letizia e será o representante da Espanha em um duelo emblemático que promete agitar a noite.

Portal MZ Notícia: Como você avalia este convite para esta participação no Volta do Mundo- Bambas?

 Magrela Muzenza -Vejo como positivo e tenho várias perspectivas sobre o convite. Primeiro é um evento que tem grandes probabilidades para ser algo inédito dentro da parte esportiva da capoeira, porque tem uma boa estrutura organizacional e então conseguido elevar o nível em cada edição e sobre todo no investimento financeiro que é o mais difícil para qualquer esporte amador que começa do zero a abrir caminho para um patamar mais elevado dentro dos esporte de combate e entretenimento.

E o outro lado é que me encanta competir levo fazendo isso desde 1997, competir em vários formatos de campeonato de capoeira, em várias cidades e país pelo mundo. Sou 7 vezes campeão mundial e tenho títulos em todas as performance de capoeira:

– Solo.

– Dupla.

– Capoeira Fight.

– Capoeira Jogo.

E quando recebi o convite do VMB pensei que seria uma boa oportunidade para ampliar as minhas conquistas por ser um formato diferente no qual nunca tinha experimentado antes e meu propósito é deixar um melhor exemplo, um legado para meus alunos e todos que seguem meu trabalho pelo mundo. E dizer que com trabalho, com constância e dedicação dentro da capoeira podem chegar muito longe, basta crer  naquilo que você faz e fazer com amor e isso vale pra capoeira e para qualquer situação em este plano.

 Portal MZ Notícia: O que você espera desta competição?

 Magrela Muzenza- Espero que seja de grande valia para Capoeira, que podemos elevar esse patamar esportivo da capoeira a um outro nível, que a longo prazo a Capoeira possa se converter em um entretenimento de massas como o boxe, MMA (ufc), Fórmula 1, Futebol.

Sei que a capoeira tem material suficiente para ser uma grande atração e desperta expectativas de um público leigo que não conhece ou tem o mínimo conhecimento de este desporte-arte genuinamente brasileiro. Que também, nós capoeiristas, entendamos que uma competição de capoeira não é a capoeira em seu contexto geral, simplesmente é uma parte da capoeira no qual estamos  trabalhando para que seja reconhecida, como é reconhecida sua parte cultural mundialmente pela Onesco como “Patrimônio Imaterial da Humanidade” um órgão de grande representatividade mundial.

 Portal MZ Notícia: Qual é a sensação de representar a Espanha no combate Internacional?

Magrela Muzenza – Veja sou natural de Foz do Iguaçu, e hoje em dia tenho a dupla nacionalidade, a espanhola também. O Brasil cuidou de mim até os 18 anos, me deu uma boa formação e uma base sólida graças a minha família e a minha dedicação a capoeira que através do mestre Ary, um excelente mestre que me deu a disciplina e os conhecimentos que necessitava na capoeira.

A Espanha me formou como homem, me deu uma família que é a base para qualquer coisa nessa vida, me ensinou a trabalhar em conjunto com a instituição Grupo Muzenza que através de Mestre Burguês e  Mestre Sargento que foram duas grandes referências de sucesso dentro da capoeira para mim em suas respectivas formas de trabalho.

Espanha me deu a oportunidade de realizar todo meus sonho e inclusive superar minha perspectiva como por exemplo, a pouco tempo recebi um convite do Rei Felipe VI de Espanha para me juntar com várias celebridades da Espanha e do Brasil  em um almoço em uma cerimônia para o atual presidente do Brasil, Lula Inácio Lula da Silva e a primeira Dama no Palacio Real en Madrid, isso foi algo histórico e incrível. Hoje em dia  tenho toda minha base de trabalho e tudo o que construir em esses 29 anos de capoeira em essa terra maravilhosa e estou orgulhoso de poder representar Espanha  na competição Volta do Mundo Bambas e poder dar o melhor e deixar o patamar da capoeira referente aos outros esportes o mais alto  possível, que independente do resultado que a capoeira seja a vencedora e que meu companheiro Moica (representante do Chile) e eu possamos dar um grande espetáculo o dia 22 de julho no Rio de Janeiro.

5 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!