Confira as opções de lazer nos 28 complexos ambientais abertos no feriado de 1º de Maio
Paraná Vitrine

Confira as opções de lazer nos 28 complexos ambientais abertos no feriado de 1º de Maio

30/04/2025 | 10:43 Por redacao mz

Vinte e seis Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT), além dos complexos ambientais do Jardim Botânico de Londrina, no Norte, e do Aquário de Paranaguá, no Litoral, vão funcionar normalmente durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho, entre quinta-feira (1º) e domingo (04). A exceção é o Parque Estadual de Ibiporã, em Ibiporã, na região Norte, fechado temporariamente por questões administrativas.

Os horários de visitação variam de acordo com cada Unidade de Conservação (UC) e podem ser consultados no site do IAT, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Os parques oferecem diferentes opções de passeio para aproveitar os dias de recesso. Para quem é fã de esportes mais radicais, o Parque Estadual Vale do Codó, em Jaguariaíva, e o Guartelá, em Tibagi, ambos nos Campos Gerais, são uma ótima pedida. O Pico do Marumbi, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, é perfeito para curtir a natureza e relaxar nos espaços para camping.

Para os montanhistas as alternativas são o Pico Paraná, entre Campina Grande do Sul e Antonina, e a Serra da Baitaca, mosaico verde na região de Piraquara e Quatro Barras, nos arredores de Curitiba. As trilhas do Anhangava e do Samambaia, na Baitaca, porém, estarão fechadas a partir das 18 horas desta quarta-feira (30) até as 15h de quinta (1º) em razão da celebração da tradicional Missa da Paz no Dia do Trabalhador.

Já no sábado (03) é a vez da trilha de acesso ao cume do Olimpo, no Marumbi, ficar interditada para obras de manutenção. O espaço reabre normalmente no domingo (04).

Para quem gosta de apreciar lindas cachoeiras, as dicas são Salto São Francisco, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região Central do Estado, e o Salto São João, em Prudentópolis.

UCs 

O Paraná conta atualmente com 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT. No total, são 26,3 mil km² de áreas protegidas por lei, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferências humanas ou por espaços de uso sustentável, como os parques abertos para o público.

Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

O Estado possui, também, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, chamadas de RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais emblemática; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.