Conservatório realiza Semana de Conscientização sobre o Autismo com palestras, oficinas e apresentações
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Conservatório realiza Semana de Conscientização sobre o Autismo com palestras, oficinas e apresentações

03/09/2025 | 13:13 Por Redação MZ

O Conservatório Dramático e Musical Maestro Paulino promove, entre os dias 3 e 5 de setembro, a Semana de Diálogo e Conscientização sobre o Autismo, iniciativa que integra a Gincana Princesa em Festa. O evento propõe reflexões sobre inclusão escolar, participação da família e o papel das artes no desenvolvimento de pessoas com autismo.

 

A abertura ocorre nesta quarta-feira (3), às 19h30, com um concerto do músico Helber Guimarães, pessoa com autismo, graduado em Música pela UEPG, pós-graduado em Arte e Educação, e atualmente formando em Piano pelo próprio Conservatório.

 

Na quinta-feira (4), a programação começa às 10h com a palestra da educadora Regina Shibuta, doutoranda em Educação pela PUC/PR, que discutirá a inclusão para além da permanência em sala de aula. À noite, às 19h30, será a vez da influenciadora Violet Shibuta, autista e mãe de autista, compartilhar suas experiências em uma palestra sobre os desafios e potencialidades da neurodivergência. Violet possui mais de 600 mil seguidores nas redes sociais e já participou de congressos internacionais sobre o tema.

 

Ainda na quinta-feira, entre 8h e 11h, haverá atendimento com a neuropsicopedagoga Noeli Dubiel, que prestará orientações a famílias interessadas em conhecer os critérios de atendimento do Conservatório.

 

A sexta-feira (5) será dedicada a atividades práticas. Às 10h, será realizada uma oficina de dança-terapia, com Kamila Martinhuk, voltada a crianças com autismo e seus familiares. Em seguida, às 14h, acontece a oficina de musicoterapia, com a professora Cristiane Neves de Carvalho, que explicará as diferenças entre a prática clínica da musicoterapia e a formação musical tradicional.

 

Durante todo o dia, das 8h às 20h, uma equipe de psicologia da Unicesumar estará disponível para conversas e orientações sobre o autismo com o público presente.

 

Compromisso com a inclusão responsável

 

A escolha do tema reforça o compromisso do Conservatório com uma inclusão real e sustentável. De acordo com o diretor Eziquiel Ramos, o objetivo é garantir que cada estudante tenha condições concretas de aprendizado. “Entendemos que a inclusão não pode ser apenas simbólica. Nossa missão é formar músicos, e para isso precisamos de um plano pedagógico estruturado, com recursos e metodologias adaptadas que não comprometam a qualidade da formação artística”, afirma.

 

Desde o momento da inscrição, a instituição mantém um diálogo transparente com as famílias, esclarecendo quais públicos podem ser acolhidos e de que forma. “A inclusão verdadeira exige responsabilidade, clareza e valorização da singularidade de cada aluno. Esse é o compromisso que norteia nosso Projeto Político-Pedagógico”, conclui Ramos.