CPMI do INSS ouve ex-ministro Carlos Lupi sobre fraudes contra aposentados
Política Vitrine

CPMI do INSS ouve ex-ministro Carlos Lupi sobre fraudes contra aposentados

08/09/2025 | 08:00 Por Redação MZ

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ouve nesta segunda-feira (08) o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

 

Lupi comandou o ministério entre janeiro de 2023 e maio de 2025, período em que o esquema foi revelado pela Polícia Federal, em abril deste ano. Uma semana após a deflagração da operação, o ex-ministro pediu demissão do cargo. Ele nega qualquer envolvimento com as irregularidades investigadas.

 

Desde o início dos trabalhos, a CPMI já ouviu representantes da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Defensoria Pública da União (DPU), em busca de esclarecer o alcance e os responsáveis pelo esquema.

 

Estão marcados para os dias 15 e 18 de setembro os depoimentos dos empresários investigados pela PF: Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e Maurício Camisotti, apontados como principais articuladores das fraudes.

 

A comissão busca apurar o funcionamento da rede criminosa que teria lucrado com empréstimos irregulares, uso indevido de dados e falsificação de documentos, afetando milhares de beneficiários do INSS em todo o país.