Denúncia: Hospital São Camilo apresenta condições insalubres e indignas para funcionários e pacientes
Brasil Geral Nós vamos mostrar a verdade Notícia Paraná Policial Política Ponta Grossa Região Campos Gerais Saúde Segurança

Denúncia: Hospital São Camilo apresenta condições insalubres e indignas para funcionários e pacientes

02/02/2026 | 16:40 Por Gabriel Vinicius Cabral

O jornalismo do Portal MZ Notícia recebeu na última terça-feira (27),  de forma anônima, denúncias graves sobre as condições de estrutura e de trabalho oferecidas pelo Hospital São Camillo para seus funcionários e pacientes que utilizam os serviços oferecidos pela entidade.

O Hospital Psiquiátrico São Camilo apresenta, de forma recorrente, condições insalubres e indignas, que colocam em risco tanto as pacientes internadas quanto os profissionais que ali trabalham. Apesar de já ter sido alvo de diversas denúncias junto ao Ministério Público, a instituição costuma “maquiar” a realidade sempre que há visitas de órgãos fiscalizadores, encobrindo problemas estruturais e operacionais graves.

As pacientes vivem em situação precária de higiene e dignidade. Há relatos de que roupas íntimas, como calcinhas, são compartilhadas entre diferentes pacientes, prática totalmente inadmissível do ponto de vista sanitário e humano. Em uma ocasião específica, a administração chegou a comprar calcinhas descartáveis apenas uma única vez, exclusivamente porque haveria uma visita da Regional de Saúde, evidenciando que as melhorias não são permanentes, mas apenas “encenações” para fiscalização.

A situação dos funcionários também é desumana, profissionais trabalham sob condições degradantes, sem estrutura adequada, o que compromete não apenas sua saúde física e mental, mas também a qualidade da assistência prestada às pacientes.

“Na minha opinião, tinham que mandar todos os pacientes pra um lugar mais adequado, porque tinha uma superlotação muito forte lá dentro e toda vez que íamos entrar lá, a chance da gente levar uma surra dos pacientes era enorme. Já puxaram até meu cabelo dentro da ala”, comenta uma ex-funcionária do Hospital.

Um exemplo grave de negligência ocorre na farmácia da instituição, que permaneceu por longo período com temperaturas extremamente elevadas, incompatíveis com o armazenamento seguro de medicamentos. Isso aconteceu porque não foi realizada a manutenção de um ar-condicionado quebrado, equipamento que, além de inoperante, encontra-se cheio de bolor. Tal cenário favorece a degradação de medicamentos, colocando em risco a eficácia dos tratamentos e a segurança das pacientes.

Além disso, há denúncias frequentes de que as pacientes passam fome. A quantidade de comida é insuficiente e, em diversas ocasiões, os alimentos chegam azedos ou estragados. A gravidade dessa situação foi tamanha que a Vigilância Sanitária chegou a interditar a cozinha do hospital por quase um mês, justamente devido às condições inadequadas de preparo e armazenamento dos alimentos.

“Tem várias denúncias dos próprios familiares dos pacientes na Vigilância Sanitária, no CRM, no COREN e no Ministério Público. A família de um paciente já me xingou porque o paciente falou na visita, que não estava usando as coisas que a família tinha levado, porque na sala do enfermeiro chefe lá, tinha umas 3 caixas só de shampoo, sabonete, pasta de dente e desodorante que eles guardavam e não deixavam os pacientes usarem”, afirma outra ex-funcionária do hospital.

Esses fatos revelam um padrão de negligência, violação de direitos humanos e desrespeito às normas sanitárias e assistenciais, incompatível com qualquer instituição de saúde, especialmente uma que lida com pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Trata-se de uma realidade que não pode continuar sendo encoberta por ações pontuais e “maquiagens institucionais”, enquanto pacientes e trabalhadores seguem expostos a condições indignas.

O jornalismo do Portal MZ Notícia entrou em contato com o Hospital São Camillo, porém, até o momento dessa reportagem, não houve resposta dos meios oficiais para o questionamento apresentado pela equipe de jornalismo referente às graves denúncias apresentadas contra eles.

 

Confira o vídeo abaixo sobre as condições do ambiente para pacientes e funcionários do Hospital, o vídeo foi obtido com exclusividade pelo Portal de Notícia da MZ.