Deputado Nicolas Ferreira espalha fake news sobre governo cobrar taxa sobre o Pix
Brasil Nós vamos mostrar a verdade Política

Deputado Nicolas Ferreira espalha fake news sobre governo cobrar taxa sobre o Pix

15/01/2025 | 15:16 Por Redação MZ

Um vídeo do Deputado Nicolas (PL-MG) tem gerado muitas discussões nas redes sociais. O parlamentar divulgou em suas redes um vídeo onde dizia que não duvidaria que o Pix seria taxado pelo Governo Federal.

A falsa informação viralizou na internet antes do governo conseguir colocar no ar a sua campanha que nega qualquer taxação do Pix.

No vídeo que tem mais de 100 milhões de visualizações, o parlamentar sugere que as mudanças no monitoramento de transações eletrônicas pela Receita Federal teriam o objetivo de cobrar Imposto de Renda (IR) de quem movimenta valores.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se posicionou sobre o assunto e disse nesta quarta-feira (15) que o governo discute “consequências criminais” contra quem espalhou fake news sobre a taxação do Pix.

“Estamos discutindo providências inclusive criminais contra quem está fazendo fake news e contra quem está fazendo golpes. Porque há golpes sendo feitos no comércio, uma pessoa tenta pagar no Pix e está sendo cobrado a mais. Então pode caracterizar crime contra a economia popular”, disse Haddad.

O nome do deputado Nicolas Ferreira e a fake news espalhada nas redes foi um dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) da manhã desta quarta-feira (15/1).

Lembrando que a produção, o compartilhamento de notícias falsas e os  boatos é crime no Brasil e as penas para esses crimes podem chegar a quase 3 anos.

São crimes previstos e tipificados pelo Código Penal e pelo Código Eleitoral.

Informações: Metrópoles, O Globo e JusBrasil

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!