Descarga de dejetos em córrego protegido revela crime ambiental em Carambeí
Cidades Vitrine

Descarga de dejetos em córrego protegido revela crime ambiental em Carambeí

23/04/2025 | 08:32 Por redacao mz

Uma operação da Polícia Militar Ambiental expôs um novo episódio de crime ambiental em área de proteção na região dos Campos Gerais. A ocorrência foi registrada em Santo André, localidade situada na divisa entre Carambeí e Castro, onde agentes da Força Verde identificaram o despejo irregular de efluentes de suinocultura em um córrego que corta uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada dentro da APA da Escarpa Devoniana.

Segundo apurou a polícia, os resíduos líquidos, oriundos da criação de suínos, estavam sendo descartados diretamente na natureza, sem qualquer tipo de tratamento prévio — uma infração ambiental grave que compromete recursos hídricos e afeta diretamente a fauna e a flora locais. A prática configura crime ambiental e coloca em risco até mesmo a saúde pública.

As autoridades lavraram um auto de infração no valor de R$ 20 mil e exigiram medidas imediatas para a contenção e remoção dos poluentes. Além disso, o responsável responderá criminalmente pelos danos causados.

A equipe de reportagem identificou o nome do proprietário da área atingida, mas até o momento não conseguiu localizá-lo para obter uma manifestação sobre o ocorrido.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!