Faleceu nesta segunda-feira (7), aos 78 anos, Ellíria Timm, médica e figura histórica da política de Curitiba. Ela foi a primeira mulher a se candidatar à prefeitura da capital paranaense, em 1985, ano emblemático da redemocratização do Brasil.
Ellíria estava internada no Hospital Evangélico Mackenzie desde que foi atropelada por uma bicicleta há três semanas, no bairro Bigorrilho. Desde então, encontrava-se em coma na UTI. Amigos chegaram a pedir orações nas redes sociais nos últimos dias. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta segunda. Ainda não há informações sobre os horários e locais do velório e sepultamento.
A Polícia Civil deverá investigar o caso. Detalhes adicionais do acidente não foram informados até o momento pelas autoridades.
Natural do Rio Grande do Sul, Ellíria fez carreira na área da saúde e também atuou na Região Metropolitana de Curitiba. Em 1985, filiada ao extinto Partido Humanista (PH), entrou para a história como a primeira mulher a disputar o cargo de prefeita da capital paranaense, recebendo 3.696 votos (0,74% dos votos válidos).
imagem e informações via Banda B