Empresa anuncia corte de 100 postos de trabalho nos Campos Gerais diante de nova tarifa dos EUA
Cidades Vitrine

Empresa anuncia corte de 100 postos de trabalho nos Campos Gerais diante de nova tarifa dos EUA

25/07/2025 | 09:01 Por redacao mz

A fabricante paranaense de compensados Sudati confirmou a demissão de 100 trabalhadores das unidades de Ventania e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, como resposta à instabilidade provocada pela nova taxa de 50% sobre produtos brasileiros de madeira exportados aos Estados Unidos. A medida norte-americana, anunciada pelo presidente Donald Trump no último dia 9 de julho, entra em vigor a partir de 1º de agosto.

A empresa informou que as demissões ocorrerão de forma gradativa ao longo de um período de 60 dias. Os colaboradores afetados estão sendo comunicados individualmente, segundo nota da assessoria de imprensa. As unidades de Ventania e Telêmaco são focadas na produção de compensados, tendo os Estados Unidos como um de seus principais destinos comerciais.

Apesar da crise, as demais fábricas da Sudati — localizadas em Palmas (sul do Paraná), Ibaiti (norte pioneiro) e Otacílio Costa (Santa Catarina, onde produz MDF) —, por ora, não sofrerão impactos diretos.

Segundo a empresa, a decisão foi tomada após uma análise criteriosa do cenário atual. “Diante de uma demanda mais retraída e da indefinição sobre a implementação da tarifa, a medida foi considerada necessária para preservar o equilíbrio financeiro e a continuidade das operações”, destaca o comunicado.

O setor madeireiro do Paraná, um dos maiores exportadores do Brasil para o mercado norte-americano, já sente os efeitos da chamada “guerra tarifária”. Outras empresas do ramo, como Millpar (em Guarapuava) e Braspine (com unidades em Jaguariaíva e também em Telêmaco), também anunciaram medidas que atingem seus quadros de funcionários.

A expectativa agora recai sobre possíveis negociações diplomáticas que possam amenizar os impactos da nova taxação. Enquanto isso, o setor enfrenta um cenário de incertezas e ajustes severos para manter sua competitividade internacional.