O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 conta com quase 10 mil inscritos com mais de 60 anos, uma marca significativa entre os 4,32 milhões de participantes confirmados. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de idosos inscritos no exame é o maior desde 2020, quando foram registradas 11.768 inscrições nessa faixa etária.
Entre os inscritos idosos, 558 ainda estão cursando o ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é voltada para pessoas com mais de 18 anos que não tiveram a oportunidade de completar seus estudos no período regular. Esses números destacam um crescente interesse entre os brasileiros mais velhos pelo ingresso na educação superior, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), que associa essa tendência ao aumento da expectativa de vida e à qualidade de vida da população.
O Painel Enem, disponibilizado pelo Inep, mostra que os jovens até 18 anos são o grupo mais numeroso entre os inscritos, totalizando 67% do total. Outros 9,7% têm entre 19 e 20 anos; 14,8% estão na faixa de 21 a 30 anos; 8,1% têm entre 31 e 59 anos; e 0,23% são pessoas com mais de 60 anos. Além disso, 1,8 milhão de inscritos já completaram o ensino médio, enquanto 1,6 milhão estão finalizando o ciclo neste ano.
As provas da segunda fase do Enem, que incluem ciências da natureza e matemática, serão realizadas neste domingo (10). Na primeira etapa, os candidatos enfrentaram questões de linguagens, ciências humanas e redação, com uma taxa de abstenção de 26,6%.
Com informações: Agência Brasil| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil