O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), em Curitiba, foi surpreendido por um esquema fraudulento envolvendo a venda de diplomas falsos com o nome da instituição. A descoberta levou os funcionários a registrar um Boletim de Ocorrência na quinta-feira (25), enquanto a polícia já está investigando o caso.
Segundo Solange Regina Valente, diretora do centro, os golpistas estão utilizando as redes sociais para oferecer certificados e diplomas de várias instituições de ensino, incluindo o Ensino Médio, com valores que chegam a R$ 400. A promessa é incluir os dados dos clientes nos sistemas da escola e da Secretaria Estadual de Educação (Seed-PR), o que dificultaria a detecção da fraude. No entanto, Valente esclarece que essa garantia é falsa.
Para convencer os interessados, os golpistas enviam mensagens de supostos clientes satisfeitos com o serviço, mas a diretora enfatiza que nenhum desses diplomas é reconhecido pela instituição. A única maneira legítima de obter um diploma do CEEBJA é frequentando regularmente as aulas.
Valente também revela que o modelo de diploma oferecido pelo esquema é antigo e já não é utilizado pela escola há anos. A situação de ter o nome da instituição associado a atividades ilegais é descrita como uma grande frustração pela diretora, que ressalta os esforços para manter a integridade e a reputação da escola.
Com informações: G1 Paraná