Estádio de futebol é atingido por cheia e gramado fica coberto pela água em Rio do Sul
Esporte Vitrine

Estádio de futebol é atingido por cheia e gramado fica coberto pela água em Rio do Sul

17/11/2023 | 14:17 Por Redação MZ

Uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas que castigam Santa Catarina nos últimos dois dias, Rio do Sul, uma das principais do Vale do Itajaí contabiliza  uma série de  danos devido aos temporais. Entre os locais atingidos, está o Estádio Municipal Alfredo João Krieck, que teve o gramado todo tomado pela água.

A estrutura, que fica no bairro Canoas, é de propriedade do Santa Catarina Clube, que disputa a Série B do catarinense. Além do gramado, acessos mais baixos do estádio também foram tomados pela enchente. Rio do Sul sofre desde a quinta-feira (16) com a elevação do rio Itajaí-Açu. Em medição às 8h desta sexta-feira (17), o nível está em 10,87 metros, situação considerada de emergência. A subida foi de 50 centímetros nas últimas 9 horas.

Além do estádio e das ruas do entorno, vários pontos da cidade sofrem com os alagamentos. Registro de câmeras de segurança mostram pessoas nadando na área alagada em frente ao estádio durante à noite.

Orientações para prevenir acidentes durante enchente:

O Corpo de Bombeiros Militar reforça orientações de prevenção para os moradores que vivem e circulam nas áreas com previsão de ciclone, chuva, alagamentos e deslizamentos de terra em Santa Catarina.

No trânsito

Atenção redobrada, já que o acúmulo de água na pista pode provocar a perda da direção e causar acidentes. Indica-se, também, o aumento da distância entre os veículos em caso de visibilidade comprometida.

Em caso de óleo na pista, não freie bruscamente pois o líquido viscoso pode entranhar nos sulcos dos pneus gerando instabilidade para o veículo. Respeite, sempre, os limites de velocidade e uso cinto de segurança.

No mar

As condições do tempo são desfavoráveis para atividades de navegação, pesca ou prática de surf. Isso porque o mar deve apresentar ondas muito altas e há risco de ressaca. As rajadas de vento não favorecem nenhuma dessas práticas.

Dicas de prevenção

Acompanhe os boletins climáticos de autoridades. Verifique se há acúmulo de lixo ou sedimentos que podem obstruir o escoamento da água da chuva e se os ralos de drenagem da residência não estão entupidos.

Se abrigue em local seguro e não transite por áreas alagadas. Em caso de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair, saia do local e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 para avaliação de risco.

21 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!