Ex-bispo da Diocese de Ponta Grossa pode ser o novo papa
Mundo Vitrine

Ex-bispo da Diocese de Ponta Grossa pode ser o novo papa

22/04/2025 | 12:00 Por redacao mz

O falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21), deu início a uma das cerimônias mais tradicionais e reservadas da Igreja Católica: o Conclave. Entre os 138 cardeais com direito a voto, está o brasileiro Dom João Braz de Aviz — nome de destaque com fortes vínculos com o Paraná, onde foi bispo de Ponta Grossa e arcebispo de Maringá. Ele também  vai concorrer ao cargo máximo da Igreja Católica

Natural de Mafra, em Santa Catarina, Dom João foi ordenado padre em Apucarana, em 1972. Seu percurso eclesiástico inclui passagens marcantes por diversas dioceses paranaenses. Em Ponta Grossa, exerceu o episcopado de 1998 a 2002. No mesmo ano, assumiu a arquidiocese de Maringá, onde permaneceu até ser transferido para Brasília. Desde 2011, atua no Vaticano como prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, um dos órgãos mais relevantes da Cúria Romana.

Dom João também esteve presente no Conclave de 2013, que elegeu Jorge Mario Bergoglio como Papa Francisco. Agora, novamente, ele está entre os sete brasileiros com direito a voto — e, potencialmente, elegíveis para assumir o trono de Pedro. Isso porque, na tradição da Igreja, não há uma lista prévia de candidatos ao papado; todos os cardeais eleitores podem ser considerados.

O Conclave, previsto para acontecer dentro de 15 dias, reunirá os cardeais na chamada “zona de Conclave”, dentro do Vaticano. Durante o processo, que pode durar vários dias, eles ficam completamente isolados, proibidos de manter contato com o mundo exterior — sem celulares, internet ou até jornais — e fazem um juramento de sigilo absoluto sobre as discussões internas.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!