Ex-deputado foragido e condenado por estupro é preso no RJ
Política Vitrine

Ex-deputado foragido e condenado por estupro é preso no RJ

04/10/2024 | 11:59 Por Redação MZ

A Polícia Federal prendeu ontem (3) Nilson Nelson Machado, conhecido como Duduco, ex-deputado estadual de Santa Catarina. O homem de 63 anos estava foragido desde 2023, quando foi condenado a 31 anos de prisão por estupro de vulnerável.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os crimes teriam ocorrido contra dois meninos, de 11 e 13 anos, que residiam no Lar do Tio Duduco, enquanto ele administrava uma creche em Florianópolis.

A captura de Duduco foi resultado de uma colaboração entre as polícias de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, que trocaram informações para localizar o ex-deputado. Após a prisão, Duduco foi encaminhado a um presídio no Rio de Janeiro, de onde será transferido para Santa Catarina para ficar à disposição da Justiça.

Em nota, os advogados de Duduco, Hélio Brasil e Deivid Prazeres, informaram que já está tramitando no judiciário um recurso e um habeas corpus para reverter a condenação, que, segundo eles, é considerada “injusta”. Os advogados alegam que a condenação se baseia em uma única acusação entre as 73 crianças que ele teria acolhido.

Os defensores ressaltam que o autor da denúncia se retratou em juízo e fez uma declaração pública, após completar a maioridade, afirmando que havia mentido à polícia quando criança, sob coerção de terceiros. Eles acreditam que essas novas informações podem levar à revisão do processo.

Quem é o ex-deputado?

Duduco exerceu mandatos como vereador em Florianópolis entre 2001 e 2004 e novamente de 2013 a 2016, além de ter sido deputado estadual na 15ª legislatura, de 2003 a 2007. A situação continua a atrair atenção, dada a gravidade das acusações e a repercussão na sociedade.

3 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!