Fechamento do Consulado dos EUA em São Paulo surpreende pessoas com entrevista de visto marcada
Brasil

Fechamento do Consulado dos EUA em São Paulo surpreende pessoas com entrevista de visto marcada

02/10/2026 | 13:42 Por Redacao

Médica viajou da Bahia e advogada saiu do interior paulista para realizar entrevistas nesta sexta-feira (2); ambas foram informadas sobre a suspensão do atendimento

Pessoas que tinham entrevistas agendadas para solicitar o visto dos Estados Unidos nesta sexta-feira (2) foram surpreendidas com o fechamento do Consulado dos EUA em São Paulo.

A suspensão do atendimento presencial ocorreu após o governo norte-americano interromper os serviços presenciais na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e nos consulados do país no Brasil por questões de segurança.

Entre as pessoas afetadas está a médica Fernanda Alves, que viajou da Bahia para São Paulo exclusivamente para realizar o procedimento. A entrevista estava marcada para as 10h desta sexta-feira.

Ao chegar ao consulado, Fernanda foi informada de que o atendimento havia sido suspenso. Segundo ela, algumas pessoas receberam um comunicado por e-mail, mas ela não foi avisada previamente.

No local, recebeu apenas a orientação para remarcar o agendamento, sem uma nova data definida.

“Falaram só para remarcar, provavelmente a partir da semana que vem. A gente sai da Bahia e agora tem que retornar para a Bahia no domingo. Eu não tenho como ficar aqui até a semana que vem. Podiam ter avisado as pessoas melhor”, afirmou.

Advogada também teve entrevista cancelada

A advogada Giovana Luizon também viajou para São Paulo exclusivamente para concluir o processo de obtenção do visto.

Ela saiu de Mira Estrela, no interior de São Paulo, e está hospedada na capital. Na quinta-feira (1º), realizou a coleta de biometria e fotografia. A entrevista no consulado estava marcada para as 10h desta sexta.

Ao chegar ao local, encontrou o consulado fechado.

“A gente chegou aqui e simplesmente está tudo fechado, sem previsão de retorno”, disse.

Giovana afirmou que recebeu um e-mail comunicando a suspensão às 22h34 de quinta-feira, quando já estava dormindo. Como não mora em São Paulo, ela havia viajado com antecedência para cumprir o compromisso.

A advogada pretende viajar para os Estados Unidos no início de novembro e teme que o adiamento da entrevista prejudique os planos.

“Foi frustrante. A gente cria expectativa e, além disso, não tem previsão de retorno. A gente nem sabe quando volta, quando vai conseguir realizar a entrevista”, afirmou.

Embaixada e consulados dos EUA estão fechados

Os Estados Unidos suspenderam nesta sexta-feira o atendimento presencial na Embaixada em Brasília e nos consulados espalhados pelo Brasil.

A decisão havia sido anunciada na quinta-feira (1º), em um comunicado que citava questões de segurança, mas não detalhava inicialmente quais ameaças levaram à suspensão.

O governo norte-americano também não esclareceu inicialmente quais serviços consulares seriam afetados ou se a emissão de vistos e passaportes continuaria durante o período.

Cidadãos dos Estados Unidos que precisarem de assistência emergencial foram orientados a não comparecer às instalações diplomáticas e a procurar o oficial de plantão responsável pelo atendimento.

Governo dos EUA cita segurança

Após a divulgação do comunicado, o Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou que a decisão segue uma orientação do governo Donald Trump para priorizar a segurança e a proteção dos cidadãos norte-americanos.

O governo dos EUA também informou que trabalha em cooperação com autoridades brasileiras para tratar de questões relacionadas à segurança.

Uma fonte do governo norte-americano mencionou uma ameaça de bomba à TV Globo, mas não esclareceu se a ameaça teria sido direcionada à própria Embaixada dos EUA ou a outro local de Brasília.

Segundo essa fonte, funcionários da embaixada trabalhariam de casa nesta sexta-feira.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal afirmou que não havia identificado ameaça de segurança na capital.

Embaixada da Austrália também fecha

Também nesta sexta-feira, a Embaixada da Austrália em Brasília anunciou que permaneceria fechada durante o dia por “questões de segurança”.

A representação australiana também orientou seus cidadãos a evitarem instalações diplomáticas dos Estados Unidos no Brasil e áreas próximas.