Fifa atualiza lista de campeões do Mundial de Clubes e deixa Palmeiras de fora
Esporte Vitrine

Fifa atualiza lista de campeões do Mundial de Clubes e deixa Palmeiras de fora

27/09/2024 | 09:03 Por Redação MZ Modificado em 27, setembro, 2024 9:03

A Fifa anunciou uma atualização em sua lista oficial de campeões do Mundial de Clubes, gerando controvérsia entre equipes como Palmeiras e Boca Juniors. De acordo com a nova diretriz, o Real Madrid é reconhecido como o primeiro campeão do torneio, conquistado em 1960.

O órgão máximo do futebol não considera os títulos intercontinentais do Boca Juniors, conquistados em 2000 e 2003, como campeonatos mundiais. Naquelas edições, o time argentino superou o Real Madrid e o Milan, respectivamente, mas a Fifa mantém a posição de que entre 2000 e 2004, apenas o Mundial de Clubes organizado pela Fifa é válido.

A Copa Intercontinental, que ocorreu de 1960 a 2004, viu a Fifa assumir a organização do Mundial em 2000, quando o Corinthians saiu vitorioso, e só voltou a realizar a competição em 2005. Por isso, os títulos disputados nesse intervalo não são reconhecidos.

No que diz respeito ao Palmeiras, a Fifa não considera a Copa Rio de 1951, onde a equipe brasileira se sagrou campeã. Apesar de contar com clubes de renome, como Juventus e Sporting, a competição não é vista como um Mundial pela entidade. Assim, apenas Corinthians, Internacional, São Paulo, Grêmio, Flamengo e Santos estão oficialmente reconhecidos como campeões mundiais.

Atualmente, Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos na próxima edição do torneio, e o vencedor da Copa Libertadores de 2024 também terá um lugar assegurado. A disputa pela Libertadores está acirrada, com times como River Plate, Atlético-MG, Botafogo, Flamengo e Peñarol na briga pelo título.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!