Frio intenso provocará queda de até 15ºC nas temperaturas mínimas no PR
Paraná Previsão do Tempo

Frio intenso provocará queda de até 15ºC nas temperaturas mínimas no PR

27/05/2025 | 12:11 Por Redação MZ

As mudanças na temperatura serão bruscas em algumas regiões do Paraná a partir desta quarta-feira (28), com até 15°C de queda nas temperaturas mínimas. Enquanto no Leste e Sul algumas cidades já experimentaram um pouco de frio durante o Outono, outras regiões viveram no calor todas as tardes até esta terça-feira (27). No Norte e no Oeste a partir de quarta, finalmente, o termômetro deve registrar temperaturas mais baixas.

No Oeste, três cidades tiveram até o momento, no mês de maio, temperaturas médias três graus acima da média histórica: Santa Helena (18.7°C de temperatura média histórica para o mês de maio, 21.8°C de temperatura média registada em maio de 2025, ou seja, 3.1°C acima da média); São Miguel do Iguaçu (18.4°C de temperatura média histórica para o mês, 22.1°C de temperatura média registrada em maio de 2025, 3.7°C acima da média); e Toledo (17.7°C de temperatura média histórica para o mês, 22.1°C de temperatura média em maio de 2025, 4.3°C acima da média).

Fora da região Oeste, apenas uma cidade ficou 3°C acima da média: Cândido de Abreu, que tem temperatura média histórica para o mês de maio de 17°C, mas registrou 20.1°C em maio de 2025 até o momento. Outras 16 cidades paranaenses tiveram temperaturas 2°C acima da média histórica para o mês de maio: Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Lapa, Londrina, Maringá, Palmas, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória.

O tempo começa a mudar nesta terça-feira, o que vai provocar uma nova sensação nessas cidades. A aproximação de uma frente fria causa aumento de nuvens nas regiões que fazem divisa com Santa Catarina e fronteira com os países vizinhos, com previsão de pancadas de chuva, rajadas de vento e granizo pontual. Durante a madrugada, essa instabilidade se espalha por todas as regiões paranaenses.

Assim que a frente fria passar, avançará sobre o Paraná uma massa de ar de origem polar, que vai trazer uma queda expressiva nas temperaturas e uma mudança no padrão na quarta-feira, em específico: ao invés do dia começar gelado e as temperaturas subirem, como tem sido costumeiro no Outono, as temperaturas máximas ocorrerão durante a manhã, e ao longo do dia as temperaturas sofrem um forte declínio, ficando abaixo dos 10°C no Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. O vento acentuará a sensação de frio.

Na quinta-feira os recordes de temperatura mínima para o ano devem ocorrer em todo o Estado. As mínimas vão variar entre 3°C e 7°C desde o Norte Pioneiro até o Noroeste, e também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Oeste. Já no Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, as temperaturas mínimas ficam próximas ao zero grau, podendo pontualmente ficar negativas. O frio ficará ainda mais intenso na sexta-feira, principalmente na RMC, no Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste.

TEMPERATURAS – Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul, que nesta terça tem temperatura mínima prevista de 18°C e máxima de 23°C, deve ficar com as temperaturas entre 7°C e 20°C na quarta, 5°C e 11°C na quinta e 3°C a 14°C na sexta. Até o momento, a menor temperatura registrada em 2025 em Laranjeiras do Sul foi 8.5°C, em 29/04. Serão, portanto, 15°C de queda na temperatura mínima, 12°C de queda na temperatura máxima e uma temperatura pelo menos 4°C abaixo do que a menor já registrada até o momento neste ano.

Capanema, no Sudoeste, nesta terça tem previsão de temperaturas entre 19°C e 28°C, terá temperaturas na faixa de 9°C a 19°C na quarta, 7°C a 14°C na quinta, e 5°C a 15° na sexta. Até o momento, a menor temperatura registrada em 2025 em Capanema foi 8.4°C em 30/04. Dessa forma, a cidade enfrentará uma queda de 14°C nas temperaturas mínima e máxima, e uma temperatura três graus abaixo do que a menor já registrada em 2025 até o momento.

No Norte Pioneiro, Santo Antônio da Platina tem temperaturas entre 17°C e 27°C nesta terça e a previsão é que fique entre 12°C e 20°C na quarta, 7°C a 16°C na quinta, e 5°C a 18°C na sexta. A menor temperatura registrada em 2025 até o momento em Santo Antônio da Platina foi 13.7°C, em 15 de maio. A cidade vivenciará um declínio de 12°C na temperatura mínima, de 11°C na temperatura máxima, e terá uma temperatura oito graus abaixo da menor já registrada até o momento em 2025.

No Noroeste, Paranavaí vai de 19°C a 28°C nesta terça-feira. Para quarta a previsão é de 11°C a 23°C, para quinta de 7°C a 14°C e para sexta de 6°C a 16°C. A menor temperatura registrada em 2025 até o momento na cidade foi de 12.6°C em 29/04, ou seja, a cidade enfrentará uma temperatura metade abaixo da menor que já vivenciou neste ano. As mínimas e as máximas terão declínio de 13°C e 14°C, respectivamente.

No Oeste, Toledo que enfrenta temperaturas muito acima da média neste mês termina terça-feira com temperaturas entre 19°C e 27°C. Na quarta a cidade ficará com a temperatura entre 8°C e 19°C, na quinta entre 6°C e 13°C, e na sexta entre 5°C e 14°C – um declínio de 14°C nas mínimas e máximas. A cidade já registrou 6.5°C em 29/04.

FRIO – Até quem já estava acostumado com o frio nos últimos dias vai sentir a diferença com a chegada dessa massa de ar polar. Na Capital, a terça vai de 15°C a 23°C. Quarta a previsão é de temperaturas entre 9°C e 20°C, na quinta entre 6°C e 13°C e sexta entre 3°C e 16°C. A menor temperatura registrada até o momento em 2025 na Capital foi de 9.4°C em 11 de maio. Serão 12°C de diferença na temperatura mínima, 10°C de diferença na máxima, e a menor temperatura do ano 6°C abaixo da que havia sido registrada anteriormente.

Em Guaratuba, por exemplo, a temperatura de terça vai de 17°C a 27°C, na quarta de 15°C a 23°C, na quinta de 9°C a 18°C e na sexta de 6°C a 17°C, uma diferença de 11°C na temperatura mínima e de 10ºC na temperatura máxima. A menor temperatura registrada em 2025 em Guaratuba foi recente: 15.7°C na última sexta (23), portanto a cidade terá uma temperatura 9°C abaixo da menor registrada até o momento.

No Sul, Palmas, que é uma das cidades mais frias do Estado, terá temperaturas entre 14°C e 22°C na terça, entre 4°C e 17°C na quarta, entre 2°C e 7°C na quinta, e entre 0°C e 14°C na sexta, ou seja, um declínio de 14°C nas mínimas e de 15°C nas máximas. “O frio mais rigoroso está previsto para quinta e sexta-feira. Na próxima semana o crescimento da temperatura será lento. Ainda fará frio durante as madrugadas e manhãs”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

GEADA – Na quinta-feira há previsão de geada de fraca a moderada intensidade nos Campos Gerais. Na sexta-feira, com exceção do Litoral, todas as regiões paranaenses podem ter geada. O risco é elevado, principalmente na região Centro-Sul, com moderada intensidade pegando o Sudoeste, a região Central, os Campos Gerais, a região Sudeste e metropolitana de Curitiba, e forte intensidade nas microrregiões de Palmas e General Carneiro. “No Oeste e na faixa Norte do Estado, a chance é baixa, mas não está descartada”, ressalta Kneib.

A previsão fica mais precisa quanto mais próximo da data for verificada. Por conta disso, o Simepar recomenda que todos acompanhem o Alerta Geada, na página inicial do site do Simepar (www.simepar.br), que traz as informações sobre locais e intensidade de geada com 72 horas de antecedência em todo o Paraná. O Alerta Geada é um serviço realizado desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e a Secretaria da Agricultura e de Abastecimento (SEAB).

Informações: Agência Estadual de Notícias