Gaeco investiga servidor público de Secretaria de Saúde de cidade do PR que contratou empresa em que era sócio 
Paraná Policial Vitrine

Gaeco investiga servidor público de Secretaria de Saúde de cidade do PR que contratou empresa em que era sócio 

13/01/2026 | 13:37 Por Redação MZ

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Umuarama do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta terça-feira, 13 de janeiro, a Operação Trifólio, que apura possíveis crimes de organização criminosa, fraude à licitação e peculato praticados no Município de Pérola, no Noroeste do Estado.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, cinco mandados de busca pessoal, um mandado de sequestro de bem, um mandado de afastamento das funções públicas e um mandado de suspensão das atividades econômicas, além de determinações judiciais de bloqueios de contas bancárias, imóveis e veículos no valor de R$ 836 mil. Os alvos das ordens judiciais, expedidas pela Vara Criminal de Pérola, são agentes públicos e empresários.

Crimes apurados 

As apurações indicam que o Município de Pérola, no período entre 2021 e 2025, contratou serviços de radiologia de pessoa jurídica pertencente a um servidor comissionado vinculado à Secretaria de Saúde do Município, sendo que o próprio servidor era fiscal do contrato mantido pela Administração com a empresa da qual era sócio, conduta vedada pela legislação. Além disso, a contratada tinha como endereço a residência do servidor público, evidenciando a incapacidade operacional para a prestação dos serviços e a delegação do objeto contratado para outras pessoas jurídicas.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos um veículo, documentos, anotações e celulares. Todos os itens serão periciados e analisados no curso das investigações.

Informações: MP