Golpistas simulam entrevista de emprego para roubar dados no Paraná
Geral Paraná Vitrine

Golpistas simulam entrevista de emprego para roubar dados no Paraná

19/08/2023 | 14:03 Por Nara Souza

Polícia Civil investiga diversos casos parecidos e dá dicas de como evitar cair nesse tipo de golpe

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) investiga um novo tipo de golpe que já fez várias vítimas no estado. De acordo com a corporação, os criminosos simulam uma entrevista de emprego para roubar dados dos candidatos. A informação foi divulgada pelo g1.

As vítimas relataram à polícia que a falsa proposta de trabalho chega pelo celular, em grupos que oferecem vagas de emprego. A entrevista é marcada em um coworking, espaço compartilhado por profissionais e empresas, geralmente em áreas nobres.

De acordo com uma das vítimas, uma mulher se apresentava na sala de entrevista como diretora de recursos humanos e caprichava na encenação. Durante a entrevista, a mulher pediu documentos e tirou foto das pessoas para um suposto cadastro. Depois, aplicou a prova de conhecimentos gerais.

O golpe começa quando a suposta diretora recolhia e guardava os celulares dos candidatos em envelopes, uma vez que o teste era sem consulta. Enquanto os candidatos faziam a prova, a falsa diretora rouba os chips dos aparelhos e, no lugar, colocava outros, comprados aleatoriamente.

As vítimas ouvidas pela reportagem disseram que só começaram a desconfiar ao descobrir que a sala tinha sido alugada por pouco tempo e era só cenário para o esquema. A Polícia confirmou que as salas usadas nas entrevistas eram alugadas em nome de outros integrantes da quadrilha.

Dos originais, a quadrilha pegou dados e informações das vítimas para aplicar golpes na praça. Ainda conforme o g1, o investigador da Polícia Civil Eyrimar Bortot explica que apuram uma série de compras e financiamento de veículos, abertura de contas virtuais em bancos e pedido de empréstimos feitos em nome das vítima.

A polícia abriu um inquérito e disse ter identificado a mulher apontada como chefe da falsa agência de emprego. Ela deve responder por crimes como estelionato e falsidade ideológica. A polícia já começou as buscas, mas ainda não tem pistas da suspeita.

Dicas da corporação para evitar cair no golpe da falsa entrevista de emprego:

  • desconfie de ofertas com salários muito altos, muito acima dos valores de mercado, e que também não exijam experiência;
  • pesquise informações sobre a empresa
  • pesquise se a empresa está mesmo oferecendo a vaga de emprego
  • pesquise se a agência de emprego de fato existe.

Receba atualizações em seu WhatsApp diariamente! Participe do grupo do Portal MZ Notícias